Primeiro Festival de Comida Brega que a Gente Ama
March 9, 2021Lembra do salpicão que fazia bonito nas festas e de repente sumiu? Pois ele é um dos pratos que vai aparecer na quentinha da Cozinha Santo Antônio essa semana! E mais o filé à gorgonzola que era a coisa mais chique do mundo e foi esquecido pela mídia especializada. Assim como a picanha, tadinha, que foi trocada por cortes com nomes complexos.
As sobremesas também vão entrar na brincadeira. Vai ter pêssego em calda geladinho com chantilly. Daquelas sobremesas que muitos amam, mas não comem mais. Hora de matar a saudade!
“Se é para ficar em casa, vamos ao menos nos divertir”, fala a chef Ju Duarte que preparou o cardápio que muda diariamente brincando com o conceito estabelecido do que é o “bom gosto”, uma forma de trazer leveza a esses dias difíceis.
Abaixo a programação completa:
TERÇA-FEIRA (09/02)
Folhas verdes com guacamole.
Falso lombo, o verdadeiro, com abóbora grelhada e mostarda
Substituição vegetariana: Batata doce assada com azeite e açucar mascavo
Mini-sobremesa: pêssego em calda com chantilly.
QUARTA-FEIRA (10/02)
Salada de folhas com abobrinha e tapenade de azeitona.
Picanha com farofa de ovos, vinagrete e couve
Substituição vegetariana: Umbigo de banana com banana
Mini-sobremesa: gelatina colorida.
QUINTA-FEIRA (11/02)
Salada de folhas com berinjela.
Salpicão com pernil e taioba.
Substituição vegetariana: Salpicão com tomates recheados com pasta de ricota e salsinha
Mini-sobremesa: gelatina cor de rosa.
SEXTA-FEIRA (12/02)
Salada de folhas com vinagrete de feijão andu.
Filé a gorgonzola com batatas sauté
Substituição vegetariana: Batata grelhada com creme de gorgonzola.
Mini-sobremesa: mousse de maracujá.
Todos os pratos são acompanhados de arroz com feijão. A sobremesa é mini mas pode-se encomendar uma maior na hora do pedido.
Pedidos pelo WhatsApp: 31.982186427 ou no iFood.
Sobre a Cozinha Santo Antônio
Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta.
Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço.
A Cozinha Santo Antônio tem por principio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.
Por conta da pandemia, o restaurante tem funcionado no sistema delivery e “buscaqui”, no horário de almoço, de terça a domingo. “Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa.
Juliana é uma cozinheira, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado paté na Feira Fresca.
Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.
Serviço
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio/