Chef Ju Duarte homenageia amigo com nova sobremesa
May 10, 2024A chef Ju Duarte conheceu Orlando Rodrigues, da Premium Vinhos, um pouco antes de abrir a Cozinha Santo Antônio. O ano era 2020 e a chef fez uma grande compra de vinhos para o seu novo restaurante. Quarenta dias depois tudo estava fechado por conta da pandemia. “O Orlando achou que eu não daria conta de pagar, ficou morrendo de dó. Mas eu consegui pagar tudo direitinho e nos tornamos além de parceiros, amigos”, conta a chef.
Entre as muitas trocas, uma sobremesa: figo rami, queijo do reino e um shot de xerez. A chef pediu licença a Orlando para colocá-la no cardápio, uma forma de homenagear o amigo e também a Premium que completa 25 anos em 2024. E a batizou de Memórias.
“Eu fiquei louca quando comi pela primeira vez, porque queijo do reino mexe com o meu coração, mexe com minhas memórias” explica Ju. “Minha família sempre comprava esse queijo quando eu era criança, no caminho para Cabo Frio. Na ida a gente comprava uma bolota que passava com a gente a temporada na praia, e na volta comprava outra ali na região de Santos do Morro, para trazer para casa”.
A combinação do queijo com figo rami e xerez tem sabor indescritível, é preciso ir até o restaurante experimentar!
Memórias: Figo rami, queijo do reino e um shot de xerez
Sobre a Cozinha Santo Antônio
Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta.
Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço.
A Cozinha Santo Antônio tem por princípio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar, além de possuir também um menu à la carte com clássicos da casa. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.
“Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa. Juliana é uma chef, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado paté na Feira Fresca.
Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.
Rua São Domingos do Prata, 453 – Santo Antônio
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio