Ciência de dados é aposta certa para empresas que precisam se reinventar
July 30, 2020O momento é de transformação, já se sabe. Mas a rapidez com que nos adequamos a ela é o que define o sucesso ou não do amanhã. Agilizar processos e tornar o trabalho mais eficiente é essencial para a saúde de qualquer empresa.
Não é de se estranhar então o novo investimento do empresário e consultor Roque Almeida, que tem como uma das principais características o olhar focado no novo.
Há algumas décadas vivemos a era do conhecimento e ter os dados e informações organizadas e comparadas dentro do seu mercado, é ter a capacidade preditiva necessária para tomar melhores decisões. Dados geram informação, que por sua vez gera conhecimento e com capacidade analítica e poder de síntese se constrói inteligência.
“Em busca de promover a transformação digital no grupo Smart, em maio fiz um investimento na IN3, empresa de ciência de dados. Estamos com o intuito de criar novos produtos unindo todo know how da consultoria com um time forte de desenvolvimento e análise de mercado para encurtar caminhos de se criar inteligência nas empresas”, conta ele. Este passo possibilita tornar robustas as informações para tomada de decisões nas grandes empresas, e também dar acesso a empresas de outros portes para se reinventar.
A IN3 já possui clientes em vários setores, no Brasil e na América Latina, e o público alvo é composto por consultorias, empreendedores e gestores de empresas de todos os portes. A startup utiliza Ciência de Dados – incluindo Big Data e Inteligência Artificial – agregada a competências em economia, negócios e marketing para entregar paineis e relatórios de inteligência competitiva que respondem, de forma muito ágil e objetiva, as questões de mercado mais frequentes: “devo expandir meus negócios? Pra onde devo ir? Como fazer?”
No país, temos um problema grande de transparência das informações, fazendo com que os empresários desconfiem da exatidão dos dados, o que traz desafios. “Até hoje mesmo, o mercado brasileiro não estava maduro para comprar este tipo de serviço, mas com esta transformação digital compulsória que estamos atravessando neste momento, teremos oportunidades importantes, inclusive para empresas de middle market e mesmo as de pequeno porte”, diz Roque.
Mesmo em cenário desfavorável, a IN3 tem previsão de aumentar 30% o faturamento neste ano.
Roque Almeida: Formado em Administração pela UFMG e MBA em Gestão em Finanças e Gestão de Projetos por instituições como Fundação Dom Cabral e IETEC, se especializou em Inovação na University British Columbia em Vancouver. Tem uma carreira de 25 anos, onde atuou em grandes organizações notadamente em cargos executivos. É fundador e sócio da Smart Inteligência Empresarial, empresa que entregou mais de 530 projetos nesses últimos 10 anos. É conselheiro de empresas, e atua também como professor universitário nas áreas de finanças, empreendedorismo, planejamento e planos de negócios.
Serviço
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