Claudia Jaguaribe expõe em Bruxelas
August 28, 2019A artista brasileira Claudia Jaguaribe, em Belo Horizonte representada pela Galeria Celma Albuquerque, vai expor suas obras em uma das galerias mais importantes da Europa, a Hangar em Bruxelas.
A partir do dia 06 de setembro até o dia 26 de outubro, ela fica em cartaz ao lado de outro brasileiro, Oscar Oiwa. “O processo criativo da Cláudia é muito instigante. É uma artista que está sempre viajando pelo mundo e traduzindo essa experiência através da fotografia. Seu olhar muito aguçado permite criar associações entre lugares, fatos e personagens de modo muito peculiar. Essa profusão de imagens acaba criando uma espécie de universo em paralelo; uma outra realidade muito convincente que surpreende o espectador pela sua potência imagética” conta Flavia Albuquerque, diretora da galeria Celma Albuquerque.
“Em muitas obras da Cláudia podemos ver a imagem fotográfica se relacionando com o espaço onde ela está instalada, o que cria uma relação muito coerente entre as fotografias/objetos, as imagens e o ambiente. No ano passado, o trabalho instalado na Casa de Vidro, da Lina Bo Bardi, em São Paulo, traduz bem o que estou falando aqui. Nessa exposição, o espaço da casa, os jardins e as obras se integraram de modo surpreendente, criando um corpo único que resignificava os espaços interno e externo do museu”, completa.
Sobre a exposição
A galeria Hangar convidou dois brasileiros com expressões e sensibilidades radicalmente diferentes. Entretanto, a força da conexão ao país de origem é o que os une.
Claudia Jaguaribe, fotografa, explora diferentes facetas e antagonismos brasileiros com um olhar contemporâneo e de perspectiva realista. Oscar Oiwa, multi influenciado pelo Brasil, Japão e Estados Unidos, usa a pintura e o desenho para nos fazer viajar num mundo onde natureza e civilização estão conectados.
Graça ao talento combinado dos dois artistas, a galeria Hangar poderá oferecer aos visitantes uma perspectiva particular em paisagens, real ou imaginárias.
“The Nature of things” – Claudia Jaguaribe
Uma instalação que questiona o poder da natureza sobre sua destruição, inerente ao progresso econômico. O conceito da mostra nasceu da vontade do mostrar um entendimento visual dos extremos brasileiros, natural e urbano.
O Brasil passou por desastres ambientais promovidos pelo homem, incluindo aí o crescimento desordenado das grandes cidades. As tensões e consequências dessa situação especifica tem despertado o interesse de Claudia por um bom tempo e é tema de pesquisas de onde vieram varias fotografias expostas na Hangar.
Explorando os temas de paisagem urbana e problemas ambientas, Claudia Jaguaribe cria diferentes camadas de entendimento e narrativa. As primeiras imagens são de 2009 e as últimas deste ano.
Sobre Claudia Jaguaribe
Claudia Jaguaribe é carioca, mora e trabalha entre São Paulo e o Rio de Janeiro. É formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, pela Boston University, EUA. Desenvolve um trabalho voltado para a questão da paisagem urbana, do meio ambiente, e principalmente questões voltadas para a representação do real enquanto um registro conceitual. Ao misturar realidade e subjetividade, estimula a percepção que temos do que estamos vendo criando camadas de entendimentos e narrativas. A materialidade de suas obras questiona a própria natureza da fotografia. Expande os formatos tradicionais da fotografia, transforma imagens em fotoesculturas, integrar e utiliza o video e a internet em suas instalações. Sua produção desde o início foi ligada a pesquisa editorial. Muitas de suas séries encontram a sua expressão final em formato de livro. Tem 13 livros publicados e reconhecidos pela singularidade da integração fotográfica e projeto gráfico. Em 2013 co-fundou a editora de fotolivros Editora Madalena. Seus trabalhos estão em diversos museus e coleções brasileiras e internacionais tais como Museu de Arte Moderna – São Paulo, Inhotim – Instituto de Arte Contemporâneo – Brumadinho, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro, Victoria and Albert Museum, Maison Européene de la Photographie – Paris, Instituto Ítalo Latino Americano – Roma entre outros.
hangar
art center I gallery
18 place du Châtelain
1050 Brussels
Tuesday - Saturday: 12 am - 6 pm
Tel. + 32 (0)2 538 00 85