Cozinha Santo Antônio + Casa Bonomi: Duas casas se unem para lançar sanduíche de inspiração japonesa
April 30, 2021Katsu Sando é um delicioso sanduíche japonês cheio de texturas e de história. Dizem que ele foi criado pra alimentar as gueixas que não tinham tempo de comer. Na Bonomi, em uma inédita parceria com a Cozinha Santo Antônio, ele vai inaugurar o cardápio de sanduíches étnicos, ficando disponível durante um mês.
“Estamos muitos felizes com a possibilidade de parcerias entre as duas casas”, conta Ju Duarte, chef da Cozinha Santo Antônio. “Eu adoro trabalhar a carne de porco. A barriga eu uso no patê de campagne e no pudim de porco, clássicos do menu da Cozinha. Quando comecei a ler sobre o katsu sando, senti curiosidade de testar a partir do preparo básico que eu já fazia para o pudim de porco, prato que servimos no nosso cardápio de fim de semana. Ju procurou então Paula Bonomi para fazer o pão. “Ela também tinha vontade de fazer o sanduíche, logo me mostrou um recorte de jornal de 2019 falando sobre o Katsu Sandu. A nossa parceria aconteceu de forma muito natural, nós somos amigas, estamos sempre trocando ideias e isso facilita a troca”, completa.
O sanduíche é o encontro do pão macio da Bonomi e barriga de porco crocante da Cozinha Santo Antônio. “Eu faço o tonkatsu com a barriga de porco retirada junto com a costelinha, fica bem equilibrada a quantidade de carne e de gordura. Ela é assada a baixa temperatura e depois empanada no panko. Fica crocante por fora e macia por dentro” explica Ju Duarte. O pão é tipo um pão de forma, e é levemente tostado. Acompanha a salada coslaw e um molho agridoce.
O sanduíche está disponível apenas na Bonomi, no local ou por delivery (Ifood e Uber Eats).
Serviço
Katsu Sando – Cozinha Santo Antonio + Casa Bonomi
Disponível na Casa Bonomi a partir de 27/05
Funcionamento: terça à sábado de 7h às 19h, domingo de 7h às 17h.
Delivery: Uber Eats e iFood.
Takeaway Whatsapp: (31)99206-2772
Sobre a Cozinha Santo Antônio
Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta.
Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço.
A Cozinha Santo Antônio tem por principio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.
Por conta da pandemia, o restaurante tem funcionado no sistema delivery e “buscaqui”, no horário de almoço, de terça a domingo. “Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa.
Juliana é uma cozinheira, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado paté na Feira Fresca.
Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.
Serviço
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio/