Cura – Circuito Urbano de arte promove cinco dias de intensa programação cultural gratuita na Praça Raul Soares

Começa nessa quarta-feira (21/09) a programação cultural promovida pela 7ª edição do Cura – Circuito de Arte Urbana, suspensa desde o festival de 2019, pré pandemia. “Com os artistas nas alturas, convidamos o público a assistir as pinturas das novas empenas acontecendo” fala Priscila Amoni, uma das idealizadoras do evento, ao lado de Janaina Macruz e Juliana Flores.  

A programação intensa termina de forma apoteótica, com show do grande Mateus Aleluia às 18h do domingo. Até lá, DJs, performances e Bar Beck’s fazem a alegria de quem passar pela Praça Raul Soares. Na quinta-feira (22/09) acontece o lançamento do catálogo do Cura, com a mesa de debate “Cura e a Cidade” mediada por Roberto Andrés.

Vale destacar também a primeira Loja do CURA. “Nossa história de amor com BH ganha toques especiais a cada ano, e dessa vez não seria diferente: o público vai poder levar pra casa um pouco das obras e o conceito do Festival”, explica Priscila. Terminado o festival, a loja se torna virtual e todos os produtos ficam disponíveis online.

Sobre Mateus Aleluia

Brasileiro natural de Cachoeira, na Bahia. Cantor, compositor e pesquisador da musicalidade ritualística afro-brasileira, Mateus Aleluia se destaca no cenário da World Music Mundial, tendo seu trabalho destacado pela imprensa especializada na Inglaterra, França e Estados Unidos. Em 2020 ele comemorou 50 anos de carreira musical que se iniciou no trio vocal “Os Tincoãs”, o trio é considerado pioneiro em trazer à Música Popular Brasileira, de forma consistente, o universo poético-musical das religiões Afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda. Com sofisticados arranjos vocais, a obra dos Tincoãs é considerada ainda hoje um capítulo singular na história da música brasileira.

Em Angola, onde Mateus Aleluia viveu por 20 anos, ele desenvolveu, através da Secretaria de Estado da Cultura da República Popular de Angola, o trabalho de investigador cultural, sendo reconhecido pela sua dedicação à pesquisa acerca das culturas locais. Tornado comendador em 2019 pela Bahia, seu estado natal, ele é considerado uma das personalidades culturais mais importantes do Brasil atual. Em 2020 foi tema do filme documentário “Aleluia, o canto infinito do Tincoã” e em 2022 receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Abaixo, segue a programação completa.

PROGRAMAÇÃO MIRANTE CURA:

21 QUARTA - 16h20 às 22h

16h20 às 22h - Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe WILLAND (MG)

16h20 às 22h - Lançamento da Loja CURA com House of Cabal: desfile e apresentação do espetáculo PINK GARDEN

22 QUINTA - 16h20 às 22h

16h20 às 22h - Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil),Fachada de Lambe WILLAND (MG)

16h20 às 18:30h - DJ Pelas

18:30h às 20h - Lançamento Catálogo CURA com a mesa “CURA e a cidade”, com Binho Barreto, Felipe Thales, Carol Jaued, João Perdigão e Flaviana Lasan. Mediação Roberto Andrés. 

20h às 22h - DJ Kingdom

23 SEXTA - 16h20 às 22h

16h20 às 22h - Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe WILLAND (MG)

16h20 às 22h - Becks apresenta Pedro Pedro e João Nogueira 

24 SÁBADO - 16h20 às 22h

16h20 às 22h - Mirante CURA - Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe WILLAND (MG)

16h20 às 22h - Xeque Mate apresenta

16h20 às 19h Lázara
19h as 22h  Jambruna

25 DOMINGO - 10h às 22h

10h às 22h - Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA)

Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil), Fachada de Lambe WILLAND (MG)

10h às 22h - Espaço CURA - arte, comida e agroecologia/ parceria MST

10h às 14h - DJ Palomita

14h às 14h20 - Performance Solsticio: Dança para o amanhã

15h às 18h - DJ Pat Manoese

18h às 19h - Show Mateus Aleluia

19h às 22h - DJ Rico Jorge


Sobre a 7ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte

A 7ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte vai até o dia 25 de setembro na Praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte. Desta vez, o festival retoma suas origens e promove uma intensa programação cultural junto a pintura de mais duas empenas, além da impressão de lambe NFT, que também ocupará uma fachada e uma grande instalação na praça.

A instalação na praça já está pronta e é da artista baiana Selma Calheira, que reúne arte, técnica e trabalho para a realização de um projeto de vida que convoca e celebra a coletividade e a força da multidão. Como em toda edição, um artista residente da cidade é o anfitrião de todos e desta vez é Pedro Neves quem assume esse papel. É dele a empena do Edifício Copacabana, no numero 89 da Praça Raul Soares.

Sueli Maxakali é a artista convidada para pintar a empena do Edifício Roma. Forte liderança dos Maxakali, ou Tikmuún, a artista traduz em imagens as vivências de um povo que há incontáveis gerações, vive e cuida da terra. Já Willand Cabal foi a vencedora da convocatória Cura, e sua obra em NFT será impressa em formato lambe para estampar a fachada do Hotel Sorrento. A arte de Willand tem objetivo de gerar estranheza, curiosidade e interesse na cultura ballroom, levando um recado forte para a cidade através da comunidade.

Vale destacar a empena assinada pelo MST (Movimento dos trabalhadores rurais sem terra). Existe um coletivo artístico dentro do MST que, por meio de suas criações, recuperam e perpetuam sua cultura, história e memória. A arte e a criatividade são algumas das ferramentas utilizadas pelos sem terra para o desenvolvimento da luta. Este grupo de artistas vai dar vida à uma empena do Edifício Rochedo, que fica próximo ao Mercado Central.

A partir do dia 21 de setembro começam as atividades culturais com djs, performances, feira gastronômica, entre outras atrações, e que culmina com o show do grandioso Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da músicas ritualísticas afro-brasileiras.

Realização: Cura – Circuito Urbano de Arte

Produção: Agua - Agência Urbana de Arte
Patrocínio Master: Beck’s Beer e Cemig  
Patrocínio: New Holland, Hermes Pardini e Pottencial Seguradora  

Incentivo: Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte, Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo

Serviço 

CURA – Circuito Urbano de Arte 7ª edição

Realização: Cura – Circuito Urbano de Arte

Data: 15 a 25 de setembro

Local: Praça Raul Soares

https://cura.art

https://www.instagram.com/cura.art/




Using Format