Empresas ambidestras, uma qualidade que pode salvar seu negócio
June 18, 2020Recentemente o filósofo e professor Mario Sergio Cortella disse em uma entrevista que o ser humano é resistente a mudanças. Se já é difícil trocar o velho pelo novo no dia a dia, imagina em organizações que envolvem os mais diversos tipos de protocolos e sistemas.
Por isso, não é de se estranhar que as mais muitas empresas estão perdidas neste momento econômico histórico. A pandemia de Covid-19 jogou luz em uma característica que não pode ser mais ignorada: as empresas precisam ser ambidestras.
“Muito tem se estudado e falado nos últimos anos sobre empresas ambidestras, que são aquelas capazes de pensar o futuro do negócio ao mesmo tempo que conseguem tocar bem suas operações no presente” explica Roque Almeida, empresário e consultor.
Não é de hoje que a inovação é a palavra da vez. Na teoria, pois na prática é a preservação. Regras e rotinas que garantam que sistemas funcionem com eficiência. Mas por quanto tempo? Estamos vendo hoje que sem plano de inovação, a chance de sobrevivência é pequena.
Como isso se dá na prática? É preciso criar dois setores distintos. Um que toque com eficiência o que já existe e outro que pense no futuro, futuro este que muitas vezes pode implicar o fim da estrutura vigente. Daí, segundo Roque Almeida, é preciso “equilíbrio e coragem para trocar o velho pelo novo, com timing correto”.
Empresas ambidestras conseguem promover um ambiente estável para a organização vigente ao mesmo tempo que se qualifica e abre caminho para mudanças. Complexo? É sim, mas não tem outro jeito. Saber equilibrar as ações do hoje e a conexão com o amanhã é uma capacidade dinâmica essencial para as organizações modernas.
Roque Almeida: Formado em Administração pela UFMG e MBA em Gestão em Finanças e Gestão de Projetos por instituições como Fundação Dom Cabral e IETEC, se especializou em Inovação na University British Columbia em Vancouver. Tem uma carreira de 25 anos, onde atuou em grandes organizações notadamente em cargos executivos. É fundador e sócio da Smart Inteligência Empresarial, empresa que entregou mais de 530 projetos nesses últimos 10 anos. É conselheiro de empresas, e atua também como professor universitário nas áreas de finanças, empreendedorismo, planejamento e planos de negócios.
Serviço
https://www.instagram.com/roquee_almeida/