Flores sob Um Novo Olhar
September 24, 2019Assim como a moda, o design e a arquitetura, o mercado das floriculturas também passa por tendências que se adequam ao contexto temporal e às necessidades do consumidor. Enquanto as lojas mais tradicionais se mantêm fiéis aos estilos mais clássicos de arranjos, apostando sempre nos mesmo tipos de flores e formatos, surgem no cenário maneiras de se pensar e fazer o design floral inspiradas em uma nova linguagem. O estilo desconstruído (estilo inglês) de arranjos é um exemplo disso, trazendo consigo a assimetria, flores exóticas, novas texturas e combinações de cores.
Em São Paulo, A Bela do Dia nasceu com o objetivo de levar ao mercado, de maneira mais ampla, o conceito de arranjos autorais, apostando no estilo inglês. Em Belo Horizonte, uma das referências no estilo desconstruído é a Uma Floricultura, que nasceu justamente com o intuito de romper com alguns paradigmas do mercado tradicional e trazer uma visão mais contemporânea ao mundo das floriculturas. Os arranjos da Uma, feitos pela fundadora Mariana de Paula, têm uma linguagem autoral com influência das artes, da cultura popular e da gastronomia.
O estilo desconstruído é uma das marcas da boutique, trazendo aos arranjos e buquês elementos inovadores, que normalmente não seriam utilizados – várias plantas regionais (do cerrado) e ramos mais rústicos que se contrapõem à delicadeza das flores cuidadosamente selecionadas. Sobre o conceito da Uma, Mariana explica: “Quando você escolhe um arranjo da Uma, no varejo, está escolhendo o tamanho e o vaso, porém as flores serão sempre uma surpresa. Dessa forma, podemos utilizar flores de época e exóticas, que em arranjos com flores pré-definidas não seríamos capazes de oferecer”.