Maíra Nascimento
October 18, 2016Maíra Nascimento é um dos nomes mais fortes da moda quando o assunto é tricô. Mineira, radicada há alguns anos no Rio, já criou peças icônicas para marcas como Coven, Maria Filó e Maria Bonita. Este ano, sem abandonar a moda, resolveu levar seu trabalho para além das passarelas e closets e começou a produzir peças para casa, que são verdadeiras obras de arte.
Seu interesse pela tecelagem vem, é claro, de seu trabalho como estilista de tricô. O produto que desenvolve para moda, criado para uma cadeia produtiva, tem tecnologia envolvida, máquinas maravilhosas, programas avançadíssimos que criam entrelaçamentos inimagináveis, com soluções infinitas. Já seu trabalho com tear é um processo artesanal, muito pessoal e que faz parte de seu cotidiano - é o que observa, consome, pesquisa. As tramas das cestarias, um simples saco de lona, as palhas de uma cadeira, a fruteira de casa…
“Meu tear é uma moldura improvisada com pregos onde monto a estrutura de tapeçarias. É o desenho tridimensional, o desenho das linhas, fios e fitas que ordeno de maneira intuitiva. É um pouco de mim, apresentado em cores vibrantes, sempre com algum metalizado dessa mão “barroca” que carrego comigo na hora de criar misturas de fios” conta.
Hoje, ela está sempre a olhar para o chão a procura dos galhos onde pendura as tapeçarias. Lixa e pinta todos com tinta metalizada, legitimando um trabalho que está ligado a natureza das coisas materiais e emocionais.
Para ter um tear de Maíra em sua parede é preciso encomendar diretamente com a artista no mairanascimentolima@gmail.com. A partir de R$350,00.
Para conhecer um pouco mais do trabalho, siga o @manascimentofibers no instagram.