MAMU – Morro Arte Mural entrega macro mural de 2.300m2 e segue colorindo a Vila Nova Cachoerinha e termina com festa no domingo

Quem passa pela Av Antônio Carlos, na altura do bairro Cachoerinha, ganha de presente a vista para o macro mural da artista Criola. A arte de 2.300m2 faz parte do projeto Mamu – Morro Arte Mural, que em sua segunda edição pintou cerca de 40 casas da Vila Nova Cachoerinha e conta com patrocínio da Cemig e Localiza.

A grandiosa obra ficou pronta no último fim de semana, mas Criola segue por lá, colorindo ainda mais a comunidade. A artista, um dos principais nomes do grafiti brasileiro, está agora revitalizando a quadra de futebol que existe ali.

E no próximo domingo (07/08) acontece a festa de encerramento desta segunda edição do MAMU – Morro Arte Mural. E motivos é que não faltam para comemorar. Além de proporcionar um ambiente inspirador para que novos artistas desenvolvam seu trabalho, o projeto também tem como o objetivo fortalecer a comunidade, fomentar a arte e a economia local.

“Nessa última semana, enquanto a pintura do macro mural acontecia, trouxemos para a Vila Nova Cachoeirinha uma série de oficinas gratuitas e diversificadas para atender toda a comunidade. Crianças, jovens e adultos puderam tirar o dia para aprender e trocar conhecimentos de graffiti, dança, costura e empreendedorismo”, conta Janaína Macruz, coordenadora do projeto.

Para que o Mamu acontecesse, foram envolvidos mais de 300 pessoas da comunidade, entre moradores das casas, prestadores de serviços e dois dos produtores do projeto: Rogéris Alberto, mais conhecido como Juquinha, e Marcio Gustavo, o Surto.

Abaixo, segue a programação completa da festa, aberta para toda a cidade e formada integralmente por moradores da comunidade.


FESTA DE ENCERRAMENTO MAMU

Domingo, 07 de agosto. Das 14h às 20h.

Local: Quadra da comunidade. Trincheira Celso Mello de Azevedo, s/nº. Vila Nova Cachoeirinha.


Programação musical:

14h às 15:40 - DJ Lázara dos Anjos

15:40h às 16:00 - Apresentação Oficina de Passinho/Entrega de certificados

16h00 às 18:00 - Pagode com o grupo ZER021

18:00 às 18h30 - DJ Grabs

18:30 às 18:50 - Exibição fotos projeto/Entrega de troféus do torneio

18:50 às 20h - DJ Fidelis

Torneio de futebol MAMU

14h - Querubins sub 13 X Nazaré

15h - Querubins x Elite FC

16h20 - FC Aparecida x Conexão FC

17h30 - Guerreiros FC x BANANAL FC

Circuito Gastronômico MAMU

Bar do DonDon (Bebidas)

Sabor da Casa (Estrogonofe de carne/frango)

Comunidade Santa Cruz (Espetinhos e milho cozido)

Cantim Mineiro (Tropeiro e galinha mineira)

Emporio Hortifruti (Coco verde gelado, cachorro quente e maçã do amor)

Trava Doces (Pão de mel artesanal e bom bom trufado)

Picolé (Picolé e Chup-chup)


Sobre o MAMU

MAMU – Morro Arte Mural é um projeto de arte único em Minas Gerais que cria macro murais com as casas de vilas e comunidades vulneráveis. O MAMU almeja fomentar a arte e ajudar a formar novos artistas em regiões que pulsam e vivem arte, mas que carecem de oportunidades. E quatro anos depois da primeira edição na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, finalmente o projeto acontece novamente. Com patrocínio da Cemig e Localiza e apoio a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, por meio do Movimento Tudo de Cor, o projeto desta vez acontece na comunidade Vila Nova Cachoeirinha.

“A escolha da comunidade se deu por dois motivos: trazer visibilidade para uma comunidade onde os moradores reclamam que se sentem esquecidos e invisíveis e também criar um macro mural visto numa das avenidas mais movimentadas de BH: a Av. Antônio Carlos” explica Juliana Flores, fundadora da Pública, agência por trás do projeto.

A obra, que engloba 37 casas, será criada por Criola, artista de Belo Horizonte e um dos maiores nomes do graffiti do Brasil. Criola é conhecida por seu trabalho que tem como fundamento as subjetividades da mulher preta e os grafismos de matrizes afro-brasileiras. Para o MAMU, pensou em um mural com formas geométricas e cores fortes, que promete causar impacto e embelezar a região da Nova Cachoeirinha.

“É uma honra ter com a gente essa artista visual que reflete em sua arte a ancestralidade, espiritualidade e a natureza, e que traduz em cores vibrantes suas vivências enquanto artista afro-diaspórica” fala Jana Macruz, coordenadora do projeto e que também assina a direção artística do MAMU junto com Juliana Flores. Criola já pintou murais de larga escala ao redor do Brasil e do mundo.

Inclusive, em parceria com a Coral, no ano de 2021, em São Paulo, a artista realizou a pintura de uma empena nomeada Carolina Maria de Jesus para Instituto Moreira Salles, como parte da exposição exclusiva sobre a famosa escritora mineira, no próprio Instituto.

No MAMU, além do grande mural, o projeto, que acontece durante todo o mês de julho, ainda vai revitalizar a quadra da comunidade e oferecer 4 oficinas*: costura, empreendedorismo criativo, graffiti e dança. O objetivo do projeto é movimentar a comunidade, incentivar os moradores a se articularem e também colocar em prática sonhos e projetos.

Do alto da Vila Nova Cachoeirinha é possível ver um dos patrocinadores da segunda edição do MAMU. Do prédio da Localiza, que também fica próxima ao corredor da Avenida Antônio Carlos, é possível ver as novas cores da Vila. Essa parceria vem confluindo para o desenvolvimento do território do Cachoeirinha e Vila Nova Cachoeirinha, com um grande foco na formação e profissionalização dos moradores da região.

Serão utilizados mais de 600 litros de Tintas Coral, nos produtos S&C Acrilico Total e Pinta Piso.

O público também pode acompanhar o projeto através do instagram @mamumorroartemural


1ª edição

Realizado pela primeira vez em 2018 na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, o projeto realizou uma grande obra de arte pública criada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP) com 36 casas da comunidade. Além da pintura, o MAMU também realizou oficinas de graffiti para os jovens. Mais da metade da equipe foi composta por moradores da comunidade.


Ficha técnica

@cemigenergia apresenta MAMU

Patrocínio: @cemigenergia e Localiza

Apoio: @tintascoral @akzonobel

Direção artística: @janamacruz e @jujuflores

Coordenação executiva: @janamacruz

Produção de campo: @surtoreal e Juquinha

Comunicação: @area.de.servico

Realização: @publica.art



Using Format