Manoel Bernardes fala sobre as tendências para o varejo de moda pós Covid-19

O varejo terá que se reinventar. Essa é a previsão de Manoel Bernardes, presidente do Sindijoias, Presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e CEO da joalheria Manoel Bernardes.

Em conversa organizada pela Frente da Moda Mineira, grupo Representativo da Cadeia Produtiva da Moda Mineira que agrupa entidades, instituições, empresas, escolas e profissionais do setor, o empresário explicou que mudanças que já estavam acontecendo lentamente serão aceleradas. A capacidade de reação a esta mudança, de adaptação, é que vai ser o termômetro sobre sobrevier ou não no novo cenário.

Será uma travessia longa, e para enfrenta-la é preciso olhar para dentro, ter coerência de marca para tomar uma direção. Preservação do fluxo de caixa, analise critica financeira e ser mais criativo estão na ordem do dia.

“O varejo terá que se reinventar - qual será a nova experiência? Reforma de visual merchandising, arquitetura e aumenta da oferta de serviços são algumas das opções. Não é uma equação simples.” conta ele.

O aumento da digitalização, por exemplo, foi acelerado por conta da quarentena, mas já era uma adaptação que as marcas já vinham fazendo. Os mais adiantados no processo, estão em vantagem agora.

O consumo pós pandemia tende a ser mais consciente. Por isso é importante integrar o consumidor dentro das estratégias da empresa.

E quais são as tendências para o mundo sem covid-19?

  • Home office
  • Social mídia
  • Escola a distancia
  • Coletividade - mobilidade virtual
  • Humanismo e solidariedade - consciência social
  • Família
  • Economia criativa
  • Economia circular
  • Deslocamento de eixos globais
  • Importância dos pequenos locais - a horta da fazenda mais próxima, a padaria do bairro
  • Mudança da matriz empresarial - automóveis perdem importância

Em tempo, a FIEMG vai abrir uma consultoria financeira para toda e qualquer empresa.



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