Método coqueluche do momento para educação infantil é aplicado ao mobiliário

Priorizando o aprendizado das crianças no seu espaço, a educadora e médica italiana Marina Montessori criou o método montessoriano, que traz uma nova visão de organização do espaço dos filhos, mas claro com limites e total segurança. A ideia é que a decoração do ambiente seja planejada para incentivar a mobilidade e enfatizar atividades sensoriais. Para ajudar nisso, muitas marcas de mobília infantil estão se adaptando à essa técnica: um desses caso é o da Miúda Mobília em Belo Horizonte, que lançou recentemente uma nova linha baseada na autonomia e segurança dos pequenos.

Para Joana do Vale Dourado, da Miúda, “o quarto inspirado na pedagogia montessoriana deve ser pensado a partir da perspectiva da criança, de forma que ela esteja segura e livre ao mesmo tempo. Os objetos para seu uso, como brinquedos, livros e roupas, devem estar ao seu alcance. Para que ela explore o quarto com independência e sem a constante supervisão de um adulto, o ambiente deve ser seguro e adaptado à sua faixa etária. A criança não precisa de muitos estímulos - ela é naturalmente curiosa. Mas alguns acessórios proporcionam uma maior interação com o espaço, como barras de apoio para os primeiros passos e espelhos. “

Várias mudanças podem ser feitas no quarto do seu filho para que ele tenha uma experiência melhor no seu ambiente, além de poder se divertir e aprender. A cama, por exemplo, precisa ser o mais baixa possível: assim, a criança pode deitar e se levantar sozinha. Isso vale também para os demais móveis, para que eles consigam interagir com o espaço, mas claro, tenha atenção à segurança. 

Tapetes é uma ótima ideia para os filhotes brincarem no chão, protegendo-as do frio e da sujeira. Quanto mais macios, melhor, pois também podem ajudar a amortecer quedas. Coloque também espelhos mais baixos, eles são muito importante nesse momento: se vendo, os pequenos conseguem ver os seus movimentos e se descobrir. Use também cores vivas, isso vale para os móveis, tapetes e toda a decoração. Elas estimulam a criatividade e são essenciais para o reconhecimento do local. 

Sobre a nova coleção da Miúda Mobília, Joana diz que “nossa ideia é que eles tragam a sensação de conforto e aconchego para criar uma relação de afeto da criança com seu quarto. Através do brincar, as crianças desenvolvem tanto suas habilidades motoras quanto as emocionais e sociais, estimulando a criatividade e a autonomia”. Entre as novas peças, ela cita a cama aLua, que foi “desenvolvida para acompanhar os primeiros passos da criança e ser uma alternativa ao berço”, a cômoda Pé de Meia, que “possui nichos que permitem à criança se apropriar do móvel e guardar seus objetos com autonomia: livros, brinquedos, roupas…”, e também o Armarinho Trevo, que “é um guarda-roupas do tamanho do usuário, feito para que a criança tenha acesso às suas roupas e possa se vestir sozinha”.

Ah, e o mais importante na hora de aplicar esse método é: dê espaço livre para o seu filho brincar. A infância é o momento crucial no desenvolvimento de uma pessoa, e é brincando que mais se aprende. Aplique todas essas dicas pensando na segurança e diversão do pequeno, pois o mais importante agora é ele se divertir.

Serviço

https://www.miudamobilia.com.br

https://www.instagram.com/miudamobilia

contato@miudamobilia.com.br         

Rua Piuaí, 1476 - Funcionarios

Segunda a sexta de 11h às 18h

Créditos Tanto Mar Fotografia

Using Format