O Mercado de cara nova

Dos endereços mais tradicionais e queridos de Belo Horizonte, o Mercado Central completou 90 anos no dia 7 de setembro, marcando mais um ano como ponto de encontro e reduto cultural para os mineiros da capital e turistas que vêm de toda parte. O quase-centenário mercadocontinua trazendo tudo de mais tradicional que o mineiro adora e sempre seguirá sendo um local de encontro, confraternização e troca para os belorizontinos. Apesar da idade avançada, ele não deixa de se atualizar à medida que o tempo passa. 


Algumas lojas vêm trazendo uma linguagem mais contemporânea ao mercado, como a padaria Du Pain, o armazém Roça Capital e a Do.Edu Store. Com um design mais moderno e jovial, esses estabelecimentos levam para os corredores do tradicional mercadoum ar mais descolado e acabam se destacando. Edu Mendes, dono da Do Edu Store comenta sobre esse “rejuvenescimento” do mercado: “É importante trazer novos públicos, acho que faz parte da evolução, mostrar que a tradição permanece, mas sob um novo olhar – para mostrar que é um espaço onde cabe todo mundo. Nós estamos fazendo algo que já era feito, trazendo elementos que já estão presentes na cultura do mercado, mas sob uma nova ótica”. 


Ou seja, esse “rejuvenescimento” que acontece no mercadotem benefícios em duas frentes: o público mais jovem, que pode acabar se afastando da tradição de frequentar o MercadoCentral é chamado para ocupar esse espaço e, além disso, quem já costuma estar por ali tem a chance de se deparar com a possibilidade de  novas experiências sem ter que mudar o endereço do local de compras. Edu complementa: “O mercadocentral é um lugar plural, todo mundo vai lá e isso condiz muito com nosso trabalho, que é tornar a decoração mais acessível – a gente quer aproximar essa linguagem contemporânea de artesanato a um público diverso”.

Using Format