Um drink que também é sobremesa
November 11, 2021Drink ou sobremesa? Às vezes, os dois! O uso de bebida alcoólica no preparo de doces é bastante conhecido. Quem nunca comeu uma banana flambada na cachaça, um bombom recheado com licor ou uma tradicional “baba au rhum”?
Mas e o contrário, ingredientes doces nos drinks que os deixam com jeitinho de sobremesa? Em Belo Horizonte, tem feito sucesso o drink “O Julgamento” do recém inaugurado bar Ofelia. Ele leva tequila, café forte, xarope de chocolate e pimenta e limão. Cremoso e doce, uma ótima opção para finalizar a noite.
Sobre Ofélia
Ofélia nasceu a partir da mente criativa do pessoal do Alpendre (naming e identidade visual), Bruce Laviola (que dirige a casa), Lucas Durães (consultor e arquiteto), Thereza Nardelli (ilustrações do tarô/ menu de coquetéis), Bernardo Garcia (chef) e Jocássia Coelho (bartender).
A personagem foi criada como uma antítese a Ofélia de Hamlet, todo conceito da casa está amarrado na história dessa Ofélia: aventureira, intensa, irreverente, meio bruxona e muito criativa! “A intenção foi criar um ambiente onde os clientes entrassem nesse mundo e esquecessem seus próprios problemas” explica Bruce.
O espaço foi planejado de acordo com a história da personagem que vai desde um bazar que já teve – de onde restaram apenas os cabides que estão na parede de um dos cômodos - até a história que ela já se apaixonou por um espanhol, que lhe deu um colar de perolas da sorte - por isso, o lustre de pérolas num outro cômodo e algumas comidas com influência desse encontro. “São várias brincadeiras que fizemos na arquitetura e que as pessoas podem conferir vindo aqui” conta Bruce.
Aliás, brincadeiras dão o tom. A carta de coquetéis com 22 opções autorais também são os 22 arcanos do tarô de Marselha. Para escolher o coquetel, os clientes contam com a ajuda dos garçons que tiram 3 cartas do tarô simbolizando passado, presente e futuro. A escolha do que tomar pode ser feita na sorte ou pelos sucessos da casa: “O Louco” ( absinto, limão, licor de menta, espumante, ginger ale, pepino e manjericão), “A Imperatriz” (cachaça envelhecida em carvalho, limão siciliano, vermute bianco, geleia de rosas vermelhas e espumante) e “Roda da fortuna” (Johnnie Walker com infusão de canela, limão, vinho rose, xarope de manjericão e alecrim e espuma de espumante).
De cozinha, os destaques são “Ás de Copas” (camarão empanado, guacamole, patacon e maionese de chipotle) e “Valete de Paus” (pão italiano artesanal assado com creme de gorgonzola, melaço de canela e geleia de pimenta da casa). Além do cardápio de sobremesa desenvolvido exclusivamente pela chef Gabriela Arya do Mão na Massa. Fazem sucesso a Torta Carameluda (Base de paté sucree de cacau, ganache de chocolate belga intenso, caramelo toffee com amendoim e caramelo de doce de leite) e Jardins de Ofélia (base de pate sucree de baunilha com creme de iogurte, geleia de frutas vermelhas, suspiro e flores comestíveis).
Serviço
Ofélia
Rua Rio Grande do Norte, 311 – Santa Efigênia
Funcionamento: Quarta-feira: 18 às 23h30
Quinta-feira: 18 às 23h30
Sexta-feira: 18 às 00h30
Sábado: 16 às 00h30
Domingo: 15 às 22h
Reservas: 31 9 9188-0770
https://www.instagram.com/ofelia.bh