Cura - Circuito Urbano de Arte

Um sonho antigo de vários artistas e amantes de arte urbana que agora vira realidade: cobrir com cores a linha do horizonte e transformar a paisagem de BH. Resgatando a trajetória da arte urbana na cidade e reconhecendo sua atual dimensão e força no Brasil e no mundo, o CURA é o primeiro festival de pintura em prédios de Belo Horizonte e o segundo do gênero no Brasil. A seleção das empenas foi feita a partir de um recorte visual: todas todas poderão ser vistas simultaneamente da rua Sapucaí.

A criação de um circuito urbano de arte com murais assinados por grandes artistas reconhecidos internacionalmente colocou Belo Horizonte no circuito de arte de rua do mundo, atraindo turistas apaixonados por grafite e muralismo. A ideia é que nas próximas edições, o Festival consiga cobrir com murais e grafites todas as empenas que são vistas da rua Sapucaí. 


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Tatiana Blass no MAP

O arquiteto Oscar Niemeyer teve uma noite para realizar o desenho do prédio do Cassino, por demanda do então prefeito Juscelino Kubitscheck, e assim complementar o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha. O cassino funcionou de 1943 a 1946, quando passou a vigorar a proibição no país e, após mais de 10 anos de espera, este edifício tornou-se museu.

A edificação que hoje é o Museu de Arte da Pampulha recebe agora “Mais dia, menos noite”, instalação da artista Tatiana Blass. Na porta de entrada, um longo tapete vermelho recebe o visitante e se estende até um tear manual onde sua urdidura está presa. Do outro lado do tear, o tapete se desfaz pelo espaço e avança para o jardim da Pampulha, projetado por Roberto Burle Marx. A simbologia do tapete vermelho está intimamente ligada ao poder e ao luxo, ao glamour das noites de cassino.

Seguimos o tapete até o tear, e vemos sua construção dissecada; há um movimento dúbio, não sabemos se a peça se desmancha ou se ela está sendo construída. Parado, o tear acaba por desvendar o construir dessa forma, um ato que normalmente não se faz visível. Tatiana nos dá alguns elementos para insinuar uma existência, um movimento, e cabe a nós imaginarmos o restante.

Se outros trabalhos da artista sugerem um parêntese entre as coisas a fim de explicitar uma ação, ou uma presença através da ausência, aqui o tear se configura como o que está entre parênteses, dando materialidade a um elemento oculto.
Em uma primeira montagem da instalação, realizada em 2011 na Capela do Morumbi em São Paulo, a obra foi nomeada de “Penélope”. É do mito grego registrado na Odisséia de Homero que Tatiana Blass emprestava o nome para aquela versão da obra. Segundo o mito, após casarem, Odisseu deixa Penélope e parte para a guerra de Tróia. Muitos anos depois, sem notícias, Penélope passa a ser assediada por novos pretendentes, e assume o compromisso de escolher um novo marido quando terminasse de tecer uma mortalha para o pai de Odisseu. Durante o dia, aos olhos de todos, tecia; durante a noite, solitária, desmanchava na tentativa de enganar o tempo e iludir seus pretendentes, aguardando a volta de seu amado.

Transferida da pequena Capela, onde foi concebida, para se instalar no grandioso espaço do Museu de Arte da Pampulha, o trabalho ganha nova configuração, novo contexto e novas simbologias, e por isso um novo nome. Sempre em transformação, e sempre no meio do caminho, entre a forma e a não forma, a referência ao mito continua presente, e a idéia de suspensão do tempo, de espera, também se presentifica na Pampulha. É isso que vemos em “Mais dia, menos noite.”

Douglas de Freitas

Curador

Assim, a partir dessa semana, fica possível conferir com mais profundidade a produção de dois artistas que são destaque na produção contemporanea: Tatiana no MAP (mais sobre a exposição abaixo) e Paulo Whitaker na sede da galeria (mais sobre nolink)

Serviço

Mais dia, Menos Noite - exposição individual Tatiana Blass

Abertura: 09 de junho, das 16h às 18h

Visitação até 01 de setembro, de terça a domingo, das 9h as 18h

Entrada gratuita

Museu de Arte da Pampulha

Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585

Pampulha, Belo Horizonte-MG

(31) 3277-7996 | map.fmc@pbh.gov.br

bhfazcultura.pbh.gov.br/map_painel

Agendamento de visitas mediadas: map.educativo@pbh.gov.br


Plural & Casa Cor SP

A Plural marca mineira que tem a arquitetura como constante fonte de inspiração, foi convidada pela CASACOR São Paulo para assinar todos os uniformes dos colaboradores da mostra.  Quem conhece bem a grife consegue identificar nas peças o apreço pela forma, proporção e volume presentes em cada criação.

CASACOR São Paulo chegaa sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa”. O evento de 2019 adotou práticas sustentáveis para ganhar a certificação ISO 14.001.

Pensando na utilidade da peça e no tema do evento, foi desenvolvido um macacão com muitos bolsos, zíperes e conforto, que pudesse também ser usado por homens e mulheres de toda a  equipe de colaboradores da mostra.

Tendo como principal referência o compromisso com a sustentabilidade da mostra, a Plural buscou parceiros que apoiassem essas práticas para viabilizar o projeto.

Primeiramente  foi fechada uma parceria com a Focus Têxtil, que forneceu os tecidos dos uniformes com certificados internacionais de sustentabilidade. As bases compõem a linha Focus Green, composta por quatro selos no total: três relacionados à fibra e um relacionado a processos.

Duas bases foram selecionadas para desenvolver os macacões com visual minimalista e utilitário: Oxford Innovatore e o Lyocell. Ambos possuem a certificação OEKO-TEX, que garante uma produção sem uso de químicos danosos proibidos pela Fundação de Descarte Zero de Produtos Quimicos Perigosos (ZDHC) e por legislação nos EUA e Europa. A Focus Têxtil é a única importadora a receber esse selo internacional de sustentabilidade têxtil. Além do certificado citado acima, o Lyocell também recebe o selo de viscose de reflorestamento, garantido que a madeira utilizada para produção do fio é de Manejo Florestal Sustentável, respeitando os mecanismos de sustentação do ecossistema.


Outra parceira nesse projeto foi a Dash Uniformes, que assumiu a missão de produzir 155 macacões atendendo a todos os detalhes e cuidados exigidos no briefing.

A Dash é uma empresa com mais de 30 anos de tradição na confecção de uniformes profissionais sociais. Focada na alfaiataria corporativa, a Dash oferece ao mercado coleções arrojadas e conectadas com as tendências do mundo da moda. 

Sua  estrutura e DNA inovadores  capacitaram a criação e execução de projetos de estilo para empresas de diversos segmentos. “São movidos pelo impacto de uma roupa bem feita e pela paixão por aproximar pessoas e marcas, ideias e práticas, paixão e experiências.”

Em 2017, lançaram o projeto de reciclagem de uniformes.

 https://www.dashuniformes.com.br/blog/descarte-seu-uniforme-velho-2/

Confira a agenda completa em:

https://casacor.abril.com.br/

Serviço

www.pluralestilo.com.br

www.dashuniformes.com.br

www.focustextil.com.br

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