O Quina é sobre esquinas e encontros, é sobre Beagá. Um espaço que extrapola as fronteiras da gastronomia e proporciona ao cliente uma imersão em sensações diversas. Começando com a escada que leva ao primeiro salão – o Quina ocupa um prédio de três andares no encontro da Contorno com Prudente de Morais – embrulhada em imagens do Centro com direito a sonorização feita in loco. A obra é uma colagem de fotos dos artistas Hermano Lamas, Lígia Vilhena e Ana Claudia Campos.
A cidade está em todos os detalhes desse projeto idealizado por Francis Dias, Luis Antônio e Ricardo Guedes. Da arquitetura ao que vai a mesa, traços e valores afetivos próprios da cultura local podem ser observados. “Nossa ideia é a exposição e valorização da nossa cultura sob um olhar cosmopolita” explica Francis, que junto com os outros sócios comandou o Meet Me, em Lourdes. “Aqui celebramos os insumos e produtores locais, revisitamos clássicos e celebramos a parceria”, completa.
Estão juntos ao Quina ótimos nomes da cidade. Oop Café, Yvy, Mixing Bar, Estudio Veste, Jambruna, Massalas (projeto de resíduo orgânico)… até o icônico Sebo do Odilon, que é destaque logo na entrada da casa. Também expõe por lá o artista Bandeira que vende suas obras na Feira Hippie há mais de 30 anos.
Quem assina o cardápio é o chef Uamiri Menezes, que tem passagens pelas principais casas da capital e até mesmo pelo DOM, de Alex Atala. Da cozinha saem pratos como o Croquete de Tropeiro (croquete de feijão tropeiro empanado na farinha de torresmo sob vinagrete de couve e ovo de codorna confitado – R$38,00, 6un) e Tartar de Carne de Sol (tartar de carne de sol de Montes Claros, sob telha de sagu e bernaise de manteiga de garrafa – R$44,00, 8un) para começar. Entre os principais, Barriga Prensada (barriga suína marinada na cerveja e assada por nove horas, arroz bahia feito no caldo de fundo de panela, picles de legumes da estação e bernaise cítrica de chimarrão – R$65,00) e Peixe do Rio (peixe do rio, creme aveludado de alho e cebola, farofa de quinoa com legumes e laranja, molho de limão capeta e pimenta rosa – R$68,00). Para encerrar, Quarenta com Couscous (pudim de milho tradicional do norte de Minas com couscous de laranja e castanhas, toffee de coco e gelato vegano – R$26,00) e Broa de fubá (com espuma de queijo, chantilly e especiarias – R$22,00). Há opções veganas e vegetarianas.
A carta de drinks de autor é assinada pelo premiado Alan Rogerio e conta com o Clube da Esquina (vodca, licor caribenho tia maria, cold brew de café, bitter artesanal de chocolate com café e espuma de doce de leite com chá mate – R$18,00), Balança Mas Não Cai (cachaça, xarope de tamarindo, vermouth rosso, bitter artesanal de chapéu de couro e soda artesanal de morango – R$28,00) e Calma Nervo (cachaça jambruna, licor de pequi, suco de limão capeta e club soda – R$28,00). Há ainda um cardápio de Gin Tônicas e também de clássicos da coquetelaria. Vale também destacar a carta de vinhos composta apenas por rótulos brasileiros, feita pela sommelier Ana Borges.
O projeto arquitetônico leva assinatura de Cristiano Sá Motta e traz elementos da cidade com montagem moderna e urbana. O espaço conta com acessibilidade por elevador e salões amplos com áreas interna e externa.
O Quina veio para reviver memórias através do paladar ao mesmo tempo em que conta novas histórias.
Veio para mostrar que o especial pode e deve ser descomplicado e que o local pode ser global.
Serviço
Quina – Cozinha de Expressão e Coquetelaria
Avenida Prudente de Morais, 15 – Santo Antônio
https://www.instagram.com/quinabh
Uma loja que oferece um recorte do melhor da produção de acessórios no estado. Assim é a Acasa Trend, uma pop up do Sindijoias Ajomig que reúne no BH Shopping dez marcas associadas: Amarjon, Carlos Penna, Eterniza, Heliana Lages, Lita Raies, Luiza Rogi, Luzz Bijoux, Noble Joias, Ponto Atelier e Simone Salles.
A inauguração acontece na próxima sexta-feira (30/10) e a loja fica por lá durante todo o mês de novembro. E o espaço, localizado no quarto andar do BH Shopping, conta com parceria de peso: a Casa Cor Minas.
Por conta da pandemia, a mostra Casa Cor será realizada em formato inédito ocupando diversos espaços da cidade, entre eles a vitrine ACasa Trend.
Intitulada “Pé no Chão”, a vitrine é um projeto dos arquitetos Andréa Medeiros e Francisco Morais e faz parte da“Janelas CASACOR Minas Gerais”.
As marcas:
- Amarjon
A Amarjon Biojoias busca reconectar o mundo contemporâneo com a natureza através de acessórios de moda. Folhas e sementes naturais ganham ainda mais beleza e eternidade ao serem revestidas em ouro a partir de um processo 100% artesanal e sustentável, transformando-se em biojoias exclusivas, com fino acabamento e alta qualidade.
As peças das coleções Amarjon transparecem brasilidade porque são inspiradas na diversidade da flora brasileira. A natureza tece as mais variadas espécies de folhas de formatos e texturas diferentes, com energia e significados próprios. Nós preservamos o design e a essência de cada matéria-prima através de uma tecnologia inovadora que desenvolvemos, para oferecer ao mercado da moda joias únicas e exclusivas.
Com vendas exclusivamente no atacado, Amarjon Biojoias é atualmente a maior referência de biojoias do Brasil, além de exportar para 10 países, como Estados Unidos, Dinamarca, Japão e Canadá. Esse é o resultado de um trabalho realizado com dedicação e responsabilidade por nossos colaboradores, fornecedores e clientes, todos comprometidos em oferecer um produto diferenciado e com o mais alto padrão de qualidade.
https://www.instagram.com/amarjonbiojoias
- Carlos Penna
Nossa nova coleção vem da expressão do que nos é intemporal, aquilo que não se define pelo tempo.
Fala do recomeço, mas também do seu fim para recomeçar novamente.
A falta de linearidade que só o tempo nos pode permitir, e suas quebras, ao mesmo instante que busca uma continuação.
Da intersubjetividade, que está relacionada à possibilidade de qualquer comunicação.
Ou seja, de que o sentido da experiência de um indivíduo seja compartilhada por outros indivíduos.
É sobre a introspecção forçada e perpetuada, pela falta da continuidade.
Intermitente é o que começa apenas para ser interrompido - e quem sabe repensado - para ser resgatado logo após.
Na intermitência da vida, buscamos nossa inspiração; fazendo um resgate de coisas há tempos esquecidas ou deixadas por nós mesmos.
Traz as cores, interrompidas por metais, em shapes lineares e descontinuados.
Relembra técnicas que já não se viam e voltam com novo frescor.
Recria.
https://www.instagram.com/carlospenna.design
- Eterniza
Criada em 2008, a marca surgiu pelo desejo de transformar bijuterias em acessórios de luxo, visando mulheres que buscam sofisticação com um toque de ousadia! A feminilidade ganha destaque nas muitas cores e brilho inconfundível.
Sempre em busca crescente de qualidade, a Eterniza está atenta às inovações do mercado que garantam aos seus produtos o padrão de alta bijuteria, como pedrarias de primeira linha e banho sem níquel e cádmio.
Em seu atelier em Belo Horizonte a marca conta com uma equipe qualificada que garante o maior valor agregado de suas peças: o amor que é dedicado a cada peça produzida!
https://www.instagram.com/eterniza/
- Heliana Lages
O tempo mostra que somos um só.
O mesmo futuro nos une.
É preciso ter coragem para lutar por nossa existência, por nossa identidade.
E agora que conseguimos chegar até aqui, queremos celebrar nossa vitória.
Para essa temporada Heliana Lages olha para sua trajetória e se inspira na permanência da nossa humanidade, assim nasce a Coleção Survive.
A proposta é misturarmos passado e futuro, valorizar o desgaste e o brilho, juntos!
Materiais metálicos, banhos envelhecidos, pedrarias e cores tribais contrastam
com formas geométricas, banho dourado e uma cartela furtacor entre azuis, rosas e púrpuras.
Essa coleção busca ressignificar nossa humanidade, sentir que nossas raízes são mais poderosas que nossas invenções.
Ser parte de um todo, ser luz, ser uma sobrevivente.
https://www.instagram.com/helianalages/
- Lita Raies
Criada em 2009, por Angela Batitucci, Diretora Criativa, a marca completa 11 anos e continua firme no propósito de praticar os valores construídos nessa trajetória: liberdade criativa em designs autênticos e atemporais. A consistência na prática desses valores, expressos em cada peça, atraiu Cris Viana para a sociedade. Empreendedora e, até então, cliente de atacado Lita Raies, Cris assumiu a marca como Diretora de Novos Negócios há um ano e segue contribuindo com o crescimento da Lita ao lado de Angela.
Muito além de modismos transitórios, Lita Raies imprime personalidade em cada coleção, característica marcante que atrai os olhares mais exigentes, esse aspecto faz com que as peças sejam verdadeiros objetos de desejo.
A proposta da mulher Lita Raies pousa sobre a liberdade para seguir ou não os padrões de moda, ela é livre para escolher, simplesmente, a autenticidade em cada look. Assim, a marca adota a assinatura: Livre e Autêntica com você.
https://www.instagram.com/litaraies/
- Luiza Rogi
A LUIZA ROGI trabalha acessórios repletos de personalidade.
Com o propósito de satisfazer as exigências da mulher atual, de essência clássica, mas completamente atraída pelo novo, o produto Luiza Rogi é sinônimo de expressão e arte.
Manualmente produzidos, a partir dos mais nobres materiais, evidenciam a rusticidade dos seus elementos e a beleza da construção das formas simples. São verdadeiros objetos de desejo e empoderamento.
https://www.instagram.com/luizarogi/
- Luzz Bijoux
Luzz Bijoux leva a coleção Gold para ACasa Trend.
Uma coleção de muitas flores e cores. Tudo pensado e combinado a uma cartela de cores intensas e marcantes, com predominância do pink, roxo, verde e coral.
O dourado aparece na maioria das peças, seguindo a tendência do verão 2021.
https://www.instagram.com/luzzbijoux_/
- Noble Joias
A Noble Joias foi lançada em 2018, trazendo em sua bagagem uma vasta experiência de mais de 30 anos no segmento joalheiro. A sua criação é fruto de novos propósitos, porém o objetivo é, e sempre foi, o mesmo: proporcionar experiências únicas aos seus clientes.
A coleção Tália tem como inspiração a natureza. Uma linha criada para proporcionar sensações, inspirações e principalmente empoderamento.
Tália significa a exuberância da seiva, o nascimento, a renovação e as flores!
https://www.instagram.com/noblejoias_/
- Ponto Atelier
Costurar, alinhavar, emaranhar-se em cordões, criar colares a partir de materiais inusitados. Ponto Atelier é uma marca mineira que desenvolve colares e pulseiras unindo o design e o feito à mão. A nova coleção apresenta várias estéticas que foram divididas em cinco vertentes, daí o nome DIVERSA, uma coleção livre e plural.
E o que esperar de cada uma delas? Ladrilhos é geométrica e reta. Por sua vez, Emaranhados é leve, como uma teia de cordões de algodão e fios de aço inox. Já a Industrial é cosmopolita e contemporânea. Em Raízes um encontro com nossa herança tribal e ancestral. E por fim, Clássicos a primeira linha lançada pela marca eternizada.
https://www.instagram.com/pontoatelieroficial/
- Simone Salles
A coleção 2020 Simone Salles – PURO MODERNISMO - tem inspiração num ícone do modernismo no Brasil - a Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Influenciados pelo Movimento Modernista que volta à tona, contagiando novas tendências do design no mundo, buscamos nos conectar com seus conceitos e expressões artísticas que revolucionam a arte e trazem um novo olhar, especialmente para moda.
O modernismo é uma escola de pensamento que surgiu na Europa no final do século XIX, fruto do questionamento dos valores e da forma de vida resultantes da industrialização. Chegou ao Brasil com a Semana de Arte Moderna de 1922, impactando o trabalho de diversos artistas na literatura, arquitetura e artes plásticas.
Seu fundamento era inovar; libertar-se de padrões estabelecidos, para criar uma nova maneira de perceber e conceber a arte. Além disso, valorizar a cultura local e os temas do cotidiano, explorando a funcionalidade dos objetos, a ausência de ornamentos e, principalmente, a simplicidade das formas. O desejo de estimular o padrão estético e a produção artística baseados na cultura nacional foi e, ainda é, uma das principais características do modernismo brasileiro.
Em perfeita harmonia com a identidade de sua marca, a designer Simone Salles desenvolve a coleção e suas linhas fazendo um recorte modernista, em sintonia com a obra dos artistas brasileiros que realizaram a Capela de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
As linhas da Coleção PURO MODERNISMO apresentam uma interpretação ousada das formas, cores e construções do arquiteto Oscar Niemeyer, do artista plástico Cândido Portinari e do paisagista Roberto Burle Marx. São elas:
Linha CONCRETA – Oscar Niemeyer, Linha FIGURATIVA – Cândido Portinari, Linha ORGÂNICA – Roberto Burle Marx
https://www.instagram.com/simonesallesacessorios/
Serviço
ACasa Trend
Pop up Sindijoias Ajomig com 10 marcas associadas que também abriga “Janelas CASACOR Minas Gerais”
Local: 4º piso do BH Shopping - BR-356, 3049 - Belvedere - BH/MG
Horário de funcionamento de acordo com o do shopping
https://www.instagram.com/sindijoiasajomig
http://sindijoiasajomig.com.br
Dia 31 de outubro, o Cozinha Santo Antônio participa da primeira Feirinha Aproxima virtual que vai entregar delícias da nossa gastronomia via delivery, através da plataforma do evento.
A iniciativa visa aproximar o público de diversos nomes da gastronomia e produtores locais, além de apoiar quem está lutando pela gastronomia mineira desde o início da pandemia.
“Criei um prato exclusivo para o evento, o Mineirice” conta Ju Duarte, chef do Cozinha Santo Antônio. E o que tem nele? Sobrecoxa frita e pingo de cerveja artesanal, angu de milho criolo, pipoca e ora-pro-nóbis!
Os pedidos poderão ser feitos de 10h às 17h, no horário tradicional da Feirinha Aproxima.
Em breve o link para a plataforma será divulgado no @projetoaproxima
Para mais informações, por favor entre em contato!
Sobre a Cozinha Santo Antônio
Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta.
Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço.
A Cozinha Santo Antônio tem por principio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.
Por conta da pandemia, o restaurante tem funcionado no sistema delivery e “buscaqui”, no horário de almoço, de terça a domingo. “Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa.
O feijão é rei na cozinha Santo Antônio. “Nos dias de semana tem sempre um feijão bem gostoso que eu garimpo diretamente em regiões produtoras ou no Mercado Central”, conta ela. E no fim de semana tem sempre algum prato especial de feijão, pode ser a Feijudaju, com feijão vermelho e defumados da serra da Moeda, feijão tropeiro ou cassoulet com pato confit, cordeiro e linguiça.
Um exemplo do que é feito com muito capricho durante a semana:
Salada de folhas com picadinho de umbigo de banana
Kafta com mejadra, cebola crocante, abóbora assada e molho de iogurte.
Opção vegetariana: Mejadra com repolho grelhado, abóbora assada e molho de iogurte com hortelã (R$30,00)
Já no fim de semana podem aparecer o Arroz de pato (acompanha croquete pra brincar que está em Lisboa – R$40,00) e o Boeuf Bourguignon com pinhão, cogumelos e cebolas caramelizadas (acompanha arroz e batata bolinha - R$40,00).
Também é possível levar outras delícias para comer durante o dia, como empadinhas de queijo (R$25,00 a porção) e um delicioso bolo de mexerica (R$15,00). E o já famoso Paté de Campagne feito em Minas (acompanha geleia e pétalas de cebola roxa – R$35,00).
Juliana é uma cozinheira, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado paté na Feira Fresca.
Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.
Serviço
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio/