Instituto ITI anuncia novidades

Ronaldo Silvestre, estilista e fundador do Instituto ITI anuncia ótimas novidades na ONG que fundou há dez anos e que vem mudando a vida de muitos mineiros.

Ele está a frente da implantação da Bazolli Uniformes Corporativos e Design, trabalhando a economia circular e o fazer local com foco no mercado global.

“Com a Bazolli conseguimos empregar 10 mulheres ex-alunas do Curso de Costura do Instituto ITI” conta.  “Desenvolvimento Sustentável é feito por muitas mãos que lutam pelo mesmo ideal de transformação e igualdade”, completa.

A outra novidade é o canal no YouTube do instituto, que foi totalmente repaginado. Para a estreia da nova fase, está disponível uma série de aulas online da Gastronomia Social.

Para assistir é só acessar o link: Ronaldo Silvestre, estilista e fundador do Instituto ITI anuncia ótimas novidades na ONG que fundou há dez anos e que vem mudando a vida de muitos mineiros.

Ele está a frente da implantação da Bazolli Uniformes Corporativos e Design, trabalhando a economia circular e o fazer local com foco no mercado global.

“Com a Bazolli conseguimos empregar 10 mulheres ex-alunas do Curso de Costura do Instituto ITI” conta.  “Desenvolvimento Sustentável é feito por muitas mãos que lutam pelo mesmo ideal de transformação e igualdade”, completa.

A outra novidade é o canal no YouTube do instituto, que foi totalmente repaginado. Para a estreia da nova fase, está disponível uma série de aulas online da Gastronomia Social.

Para assistir é só acessar o link: https://www.youtube.com/channel/UCKEupSDg6k1DmIusyxdtQjA

Sobre o Instituto ITI

O sonho como como instrumento de transformação. É a partir dessa premissa que uma ONG vem promovendo o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental de uma região.

O Instituto ITI é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2009. Ele funciona como centro de convergência para o desenvolvimento social e também como referência cultural dos moradores de Itabira e outras cidades mineiras.

Com a missão de criar, qualificar e transferir tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento humano, o Instituto ITI atua no território por meio do fortalecimento da economia criativa, das redes sociais e educativas, da autonomia produtiva, do protagonismo cultural das comunidades, da valorização dos recursos naturais e da biodiversidade.

Tudo isso é feito a partir da energia social estabelecida na confiança da comunidade, através de parcerias públicas e privadas que a instituição conquistou ao longo de sua história.

“Conquistamos o reconhecimento e a valorização dos nossos programas voltados para a educação, preservação ambiental, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida” conta Ronaldo Silvestre, presidente do Instituto.

O objetivo é tornar-se referência nacional no desenvolvimento, transferência e reaplicação de tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento social de jovens. Além, é claro, do fortalecimento da economia criativa vinculada aos movimentos culturais.

Ações:

FORMAÇÃO PRA VIDA

Incentivo à leitura e escrita; Educação Ambiental; Valores e Princípios; Educação Financeira; Cidadania

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Empregabilidade, iniciação profissional e geração de renda; Articulação de redes; Famílias - acolhimento, plantão, encontros, visitas

EMPREENDEDORISMO

Formação empreendedora; Projetos empreendedores (jovens e adultos)

ARTES

Cênicas - dança e teatro; Plásticas - pintura, escultura, instalação e arte urbana; Musical - percussão, coral, instrumental

QUALIDADE DE VIDA

Alimentação; Esporte e recreação; Educação Social; Mobilizações de saúde

Serviço

https://institutoiti.org    


Como cuidar do seu sofá de linho

Como na moda, o linho é o tecido da vez na decoração de ambientes. Mas ao contrário do que muitos pensam, um mobiliário revestido com o tecido 100% natural não é a melhor escolha.

O linho misto, ou seja, que mistura a fibra natural com a sintética, tem um toque aveludado, macio e facilita muito a manutenção diária e a profissional, que deve ser realizada uma vez ao ano no mínimo. Quem diz isso é Daniela Mansur, especialista em limpeza.

Já o sofá de linho 100% algodão tem processo diferente e complicado por 2 fatores.

Primeiro: o linho para ser tramado tem aplicação de “amido” na tecelagem, o amido ajuda a tecer os fios rústicos do linho sem que eles embaracem. Esse amido amarela e pode manchar o tecido, muitas vezes sendo necessário refazer o processo de limpeza.

Segundo: muitas vezes as almofadas dos sofás têm aplicação de resina (mercado utiliza resina amarela) para aumentar a estrutura e densidade das espumas e essa resina no contato com a água pode amarelar também, exigindo mais processos.

“O linho é lindo quando novo, natural, mas vale a pena buscar um revestimento de linho com poliéster que ajuda na manutenção e limpeza”, explica Daniela.

Sobre a Miss Clean

Lavar um sofá é mais que tirar uma mancha superficial. Muita gente ainda desconhece a necessidade de uma limpeza profunda em sofás, tapetes, cortinas etc. Um erro, já que cuidar apenas da estética pode trazer consequências para saúde.

A Miss Clean Higienização Clínica Inteligente é uma empresa especializada em Higienização Clínica e Estética em mobiliários de tecido e couro. “Trabalhamos com o revolucionário Sistema Rainbow® o único no mundo com quatro certificados internacionais que atestam a eficácia do processo na eliminação de 99.97% dos ácaros e demais microrganismos nocivos à saúde”, explica Daniela Mansur, proprietária.

Processos de higienização, lavagem, impermeabilização e atomização de ambientes são a bola da vez quando o assunto é saúde. Por isso é preciso saber diferenciar a limpeza estética da higienização clínica. A última alcança 45cm de profundidade (contra 6cm da tradicional do mercado!) e elimina mofos, fungos, bactérias, vírus, inclusive o novo Covid-19 por agir através de um produto poderoso, o Quaternário de Amônia de Última Geração.

Inovar nas soluções de combate ao covid-19 foi um dos desafios dos novos tempos. “Hoje trabalho com equipamentos e insumos de ponta, tudo que é mais tecnológico, como a atomização e a Luz UVC”, conta Daniela. Ela também anuncia o lançamento de mais duas tecnologias de limpeza especialmente para este momento. A UV-C é solução em desinfecção visando atender restaurantes, clínicas, salões, lojas de varejo de moda, shoppings, cinemas. 

A Miss Clean também trabalha com produtos para lavagem 100% orgânicos, antialérgicos, fungicidas, bactericidas, biodegradáveis e totalmente anti resíduo, ajudando na eliminação de manchas e sujidades aparentes. Isso também atrai uma parcela da clientela que se preocupa verdadeiramente com a saúde, como o alérgico, que precisa de ambiente mais estéreo.

Tecnologia e atendimento personalizado

A higienização é de verdade por causa do Sistema Rainbow, que permite a entrega de um sofá, colchão verdadeiramente esterilizados, de dentro para fora e de fora para dentro.

A Imper Premium tem tecnologia Nano que transforma o estofado em reagente a microrganismos nocivos a saúde.

Já a Impermeabilização tem 12 meses de garantia e o cliente conta com uma assistência pelo WhatsApp sempre que houver necessidade. Um socorro para aqueles dias em que cai café, molho de tomate etc.

Serviço

@misscleanbhz

www.misscleanbh.com.br

31-97504.0821

Segunda a sexta de 9 as 18h, sab até 12hrs


Vinhos da Austria para experimentar em BH

Em plena pandemia a GIRA ganhou uma conexão direta BH – Viena, com a entrada dos novos sócios Carol e Gustavo, um casal de belorizontinos que se mudou há dois anos para a Áustria, um dos berços do movimento do vinho natural.

Por lá, eles se tornaram os caçadores de vinhos e tendências da GIRA em solo europeu. A primeira seleção foram três rótulos de uma grande representante da renovação da viticultura européia, a vinícola Gut Oggau (@gutoggau).

Referência na agricultura biodinâmica e na vinificação natural, os vinhos da Gut Oggau tem tanta personalidade que são descritos e representados como membros de uma grande e empolgante família de vinhos.

“Trouxemos três membros dessa família etílica austríaca: Theodora, Edmund e Josephine. Dois vinhos brancos e um tinto, todos de cultivo biodinâmico e vinificação natural. Esses vinhos já estão praticamente esgotados no Brasil e nós temos poucas garrafas disponíveis nessa primeira leva que importamos” diz Gustavo.

Sobre a Gut Oggau

A vinícola Gut Oggau, administrada pelo casal Eduard e Stephanie, tem como objetivo alcançar um equilíbrio natural da videira e processar as uvas o mais suavemente possível.

A maioria dos vinhedos são misturados no campo (field blend) e, portanto, há pouca menção às variedades de uva, mas eles funcionam com 6 uvas principais - Blaufrankish, Zweigelt Grüner Veltliner, Welchriesling, Weissburgunder (Pinot Blanc) e Gewurztraminer.

Cada vinho da @gutoggau recebe o nome de um membro da família e o artista Jung von Matt desenha um rosto para cada rótulo. “Os filhos (nós trouxemos a Theodora conosco) são vinhos mais francos, leves, ousados e enérgicos. Os pais (a madrasta Josephine também veio) vêm de vinhedos com um pouco mais de exposição solar direta e, portanto, com maior maturação, produzindo vinhos com mais corpo e poder” explica Gustavo. Os avós são de dois vinhedos únicos de vinhas mais velhas que produzem os vinhos mais tradicionais de sua linha. E por último há o primo distante Edmund (que também veio pra BH), um vinho produzido em pequena escala, rústico e um pouco excêntrico.

- THEODORA branco

Uva:  Grüner Veltliner /Pinot Blanc

Natural/Biodinâmico

R$ 212,00

- EDMUND branco

Uva: Field Blend

Natural/Biodinâmico

R$ 415

- JOSEPHINE tinto

Uva: Rösler

Natural/Biodinâmico

R$ 308,00

Sobre a Gira

Há pouco mais de um ano, abriu no Mercado Novo (BH) um espaço que propunha um jeito despretensioso de se beber vinho. Desde o começo, já se via que a GIRA tinha um forte talento para promover encontros e discussões em torno dessa que é uma das bebidas mais queridas do mundo.

“Ao longo do processo, nos apaixonamos pela história dos vinhos naturais, que se aproxima muito do que já faço na gastronomia”, conta Bruna Martins uma das sócias da empresa. Bruna é chef e comanda o Birosca, em Santa Tereza, restaurante famoso por celebrar os pequenos produtores e os insumos locais.

A venda de vinhos orgânicos/naturais é uma tendência já bastante consolidada na Europa e EUA e vem crescendo no Brasil. “Apesar de termos entrado nessa onda dos “naturebas” há pouco tempo, já somos uma referência em BH e a marca já é conhecida Brasil afora pelos apreciadores, produtores e comerciantes de vinhos naturais” diz Bruna.

Estão juntos a ela na empreitada, Daniel Iglesias que leva a comunicação da marca para muito além da venda de rótulos, trazendo sempre debates informações, e Gustavo Campos e Carolina Novais. O casal, que reside atualmente na Áustria (país referência no movimento dos vinhos naturais), se encarrega da pesquisa e incorporação de novas tendências, práticas e rótulos do universo da vinificação sustentável. 

“Com a pandemia a gente perde esse lado da experiência presencial e migra pro ambiente virtual com a proposta de montar uma carta mais contemporânea que reflete uma tendência mundial de resgate de técnicas tradicionais, de produções mais “naturais”, com menos intervenções, menos agrotóxicos e por isso mais diversa, mais experimental; e também de solidificar um desejo de trabalhar cada vez mais com rótulos brasileiros”, explica Gustavo.  O resultado é uma carta de vinho diferenciada, com rótulos inovadores e de difícil acesso e preços competitivos.

Até março, a Gira tinha um fluxo de clientes mais natural, do próprio mercado, um endereço que atraia multidões na capital. Com a quarentena o negócio migra para online e passar a atingir um publico maior e mais diverso também. Ponto para a comunicação, que com uma linguagem acessível e descontraída consegue informar sobre o ainda novo mundo dos vinhos sustentáveis, gerando interesse e conquistando um público agora fiel. “Nosso público hoje tem desde chefs e sommerliers querendo conhecer mais sobre o vinho natural à clientes que estão atrás apenas de um bom vinho, além é claro de quem é consciente com o que consome”, completa Carolina.

Os próximos passos já estão a caminho. O site/e-commerce fica pronto em setembro e com ele começam despachar para todo o Brasil. Assim que o bar for reaberto, abre também uma segunda loja no próprio Mercado Novo voltado para a venda de vinhos naturais/orgânicos/brasileiros.

A Gira é um sopro moderno e jovem em um mercado tradicional, que além do vinho, também promove um processo agrícola mais consciente e sustentável. 


Serviço

Entregas diárias de terça a domingo no início da noite.

WhatsApp (9667-2902)

Loja Virtual no goomer (bit.ly/giravinhos).

Quarta Sem Taxa – não é cobrado taxa de entrega às quartas





Using Format