O povo da moda entende de cozinha? Pois sim! Com a quarentena deixando muitos presos dentro de casa, vários foram parar no fogão. E o hobby virou coisa séria.
O diretor de arte e designer gráfico Albino Papa resolveu transformar sua paixão pela gastronomia em uma nova marca, a Mustache. Através dela, ele produz e vende dois produtos, uma mostarda em grãos artesanais e uma conserva de abobrinha. Sua honey dijon à moda antiga surgiu quando um vizinho o presenteou com uma muda há alguns anos atrás. Por curiosidade, foi pesquisar receitas do condimento francês. “A mostarda leva duas semanas para ficar perfeita, entre o molho, trituração mistura e envase”, explica ele. Já a abobrinha é feita através de uma técnica de conservação que se chama salga-seca, desidratando o legume com sal, escorrendo e envasando.
- honey dijon à moda antiga: R$40,00 240g- abobrinha na salga seca com tomilho, alho e azeite: R$25,00 240g
Os pedidos podem ser feitos através do whastapp: (31) 99855-2396
Já a maquiadora Cida Nogueira, responsável pela beleza dos catálogos da Farm, está fazendo seus famoso tomatinhos confit para todos, uma iguaria que já era famosa entre seus amigos. “O melhor lugar da casa é a cozinha. E aqui no cafofo ela é cheia de vida, histórias, risadas, perfumes, memórias e muita comida inventada e compartilhada. Cozinhar e receber os amigos é uma grande alegria!Nesse momento em que não podemos comemorar juntos por aqui, pensei em um modo de levar a todos afeto em forma de sabor”, conta.
Tomatinhos confit da Cozinha da Cidoca: R$30,00 300g
Os pedidos podem ser feitos através do whastapp: (31) 9991-9307
Muito tem se discutido sobre a moda do futuro e principalmente o que esperar dela no mundo pós Covid 19. Silvia Fendi, que comanda uma das grifes mais poderosas do mundo, a Fendi, profetizou: sob medida. Em conversa com o Business of Fashion, site referência para todos que trabalham no setor, a poderosa italiana disse que o caminho é cada vez mais entregar moda personalizada, um serviço que é também sustentável. Em suas palavras, “uma couture acessível”.
A entrevista completa está aqui: https://www.businessoffashion.com/articles/podcasts/the-bof-podcast-silvia-venturini-fendi-will-surprise-you
Na moda, nada é mais luxuoso do que uma roupa feita sob medida, costurada a perfeição para o seu corpo. Mas engana-se quem de cara já associa luxo a preços exorbitantes, uma nova geração de estilistas mineiros esta aí para provar que a moda pode ser democrática até quando feita sob medida. Este é um movimento que vai te encontro aos anseios de um público que valoriza cada vez mais o trabalho único e local e está se rebelando contra a produção em massa de roupas, que promove desperdício, prejudica o meio ambiente e ainda emprega trabalhadores em condições duvidosas.
Fabio Costa, estilista da NotEqual, marca mineira que apresenta suas coleções na Casa de Criadores em SP é um dos que tem atelier aberto para quem quer uma peça desenvolvida com exclusividade. “Podemos fazer de duas formas, uma encomenda dentro do nosso catálogo ou totalmente sob medida, como criar um modelo a partir de uma demanda especifica”, conta ele.
Também trabalha dessa forma o estilista Virgílio Andrade, da marca Virgilio Couture. Uma de suas clientes, é a maquiadora Karin Lasmar, que o chamou para desenvolver um look para um casamento no campo. O processo começou a partir de um top babado de oncinha feito em alfaiataria pela marca. Ele foi escolhido por ela e o estilista precisou desenvolver uma saia para que o look ficasse de acordo com a ocasião.
“Sugeri uma saia sereia com fenda e uma basqui, que sairia da cintura e fosse em direção a fenda, para termos algo com movimento e leve. Usamos o crepe e para darmos um efeito 3d na estampa sobrepus o tule estampado com um certo brilho para dar o ar festa”, explica Virgílio. “Na primeira prova a Karin já amou”. A saia ainda ganhou uma camada de crinol, muito utilizado em vestido de noiva para dar mais volume, sem perder a transparência e a leveza. Um luxo, não?
É preciso salientar que as peças sob medida não são apenas para momentos especiais, calças, camisas e vestidos para o dia a dia também fazem parte da oferta de produtos.
Nas imagens abaixo, um pouco do que foi a parceria entre Virgilio e Karin.
Em tempos de quarentena, algumas figurinhas carimbadas do circuito da moda de BH, tem dado a cara no instagram de forma diferente. A RP Mariana Sobreira tem feito uma serie de lives em sua conta (https://www.instagram.com/marianasobreira_/) onde mostra seu lado B, o de cantora. A musa de marcas como Coven e Printing, está usando sua plataforma para levantar recursos para dois propósitos, garantir renda para os músicos que a acompanham e o projeto Juntos + (https://www.instagram.com/juntossomosmais.arq/), organizado por um time de arquitetos que está levando comida até os mais necessitados. Para colaborar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/lado-b-live
E por falar em Coven, o estilista da marca, Thiago Bernardo também tem dado sua palhinha online. Em sua conta no instagram tem entretido a todos com covers que vão desde Amy Winehouse a Cazuza. Mas o destaque mesmo vai para “Pretinho Básico”, música de sua autoria. “Estou cantando para entender o caos”, conta ele que segue também a frente da sua marca própria, a Dusted (https://www.dustedstudio.com.br).
Quem ainda não viu, pode acessar as duas contas que as apresentações continuam disponíveis!