O setor de gemas naturais de Minas Gerais é conhecido por sua tradição e vem se fortalecendo cada vez mais. Muitas parcerias, entre elas com o IBGM garantem um alcance para além do estado. “Os projetos realizados em parceria com IBGM tem como foco a melhoria do setor de Gemas. Como exemplo, o projeto PRECIOUS BRAZIL veio para trazer uma nova identidade às empresas brasileiras, tendo com isto uma visibilidade mais respeitada no cenário mundial”, explica Murilo Graciano, presidente da Câmara de Gemas do Sindijoias Ajomig. “Tendo o IBGM um caráter de representatividade nacional, a CÂMARA DE GEMAS atua como interlocutora de seus associados e o IBGM, apontando as demandas de maior interesse e que ultrapassam as fronteiras regionais”, completa.
Outro foco é o uso de gemas naturais por empresas de bijuterias. Um mercado promissor com muito espaço para ser explorado. Com a gema natural, a bijoux ganha valor sem onerar muito o custo. Entre as pedras que podem ser aproveitadas estão Ametistas, Amazonita, Apatita, Sodalita, Fluorita, Ágatas, Calcedônia, Água Marinha, Topázio e Turmalinas. São muitas as opções!
“O que me levou a usar as gemas naturais foi a necessidade de agregar valor ao trabalho, a facilidade de acesso, o custo e também para atender a pedidos do exterior. Trabalhamos com quartzos de várias cores e também com granada, peridoto dentre outras”, conta Heliana Lages, que comanda marca que leva seu nome.
Pouca gente sabe, mas Teofilo Otoni é a capital brasileira das pedras preciosas e é lá onde acontece a Fipp – Feira Internacional de Pedras Preciosas que recebe compradores do mundo todo. A de 2020 está programada para acontecer em agosto (por enquanto a data está mantida, podendo mais para frente ser alterada por conta da pandemia de Covid-19). Um dos objetivos para a próxima edição é receber ainda mais compradores do setor de bijuterias.
Uma ótima oportunidade para um novo olhar para o negócio, como o novo tempo pede.
https://www.instagram.com/sindijoiasajomig
Na próxima sexta-feira (24/04) acontece a Discothèque In Da House, primeira incursão do coletivo mineiro Discothèque, voltado para festas de música eletrônica, no universo das festas online.
Com participação de DJS residentes do coletivo e convidados de fora do país, além de artistas performáticos, a proposta é oferecer um alívio para a quarentena em forma de música e entretenimento, porém em um formato diferente das lives que inundam o instagram.
“Desde o início da quarentena tenho estudado diferentes plataformas de streaming e reuniões online, e frequentado festas nesses ambientes, e percebi que as pessoas se divertem de verdade!” diz Tulio Borges, fundador e residente da Discothèque, conhecido também como DJ T00LEO. Ele mesmo foi atração de uma delas, a 1/4 Club (https://www.instagram.com/umquartoclub/) com base em Lisboa.
O diferencial da chamadas Zoom Parties está na presença ativa do público, que também aparece na tela, a partir da câmera de seus notebooks ou smartphones em casa, e que se comunica efusivamente pelo chat da reunião.
A edição de estréia contará com a participação do DJ Tad Hae, mineiro residente em Nova Iorque e integrante do coletivo Occupy The Disco e de um live set (show ao vivo com músicas próprias) do Serra Das Máquinas, do produtor Leonardo Thebit, direto de Trento, Itália.
Serviço
Discothèque In Da House
Sexta feira 24/04/20 a partir das 21h no Zoom
Instruções para acesso no instagram @discothequebh
Line Up:
Larysss
Amplis
Mapuche
Serra das Máquinas (live set direto de Trento, Itália)
Tad Hae (Occupy The Disco/NYC)
Performances:
Babi Bowie
Camila Too Much
Virgilio Andrade, estilista por trás da Virgilio Couture tem aproveitado seu tempo em isolamento social para sentar a máquina de costura. Nela faz máscaras para suas clientes, usando refugo dos tecidos de suas peças.
“É sobre a moda não ser apenas sobre a roupa, mas também sobre pessoas”, conta ele. Importante frisar que as peças não estão a venda, são presentes para as apoiadoras da marca.
Acessório essencial para os novos tempos com muita personalidade e estilo.
Sobre Virgilio Couture
Seu trabalho autoral foi batizado de “street festa”, uma releitura informal e jovem, que permite que as roupas transitem naturalmente entre os salões de baile e a rua. A ideia aqui é fugir do óbvio, subverter materiais e criar essa nova pegada de moda festa focada na modelagem e na mistura de texturas.
“Símbolos, memórias afetivas e coletivas são materializados em peças feitas por colagens de estampas, tecidos e imagens sobrepostas a rendas e elementos que remetem à moda festa. As padronagens culturais são reapropriadas e os materiais combinam o natural com o sintético, criando um conceito de design inovador e criativo”, explica ele.
As criações se apresentam agora de duas maneiras, no Sob Medida e Coleções Capsulas. No primeiro, desenvolvimentos exclusivos e personalizados sob medida, contando com um acervo de estampas únicas e tecidos nobres, atendimento à domicílio e completa dedicação ao cliente.
No segundo, criação de peças atemporais, numeradas, pensando no consumo consciente e nas novas formas de criar, distribuir e produzir moda. Nas criações, estão presentes os pilares do upcycling e da reutilização de matérias-primas. A primeira coleção será lançada em setembro.
Serviço
www.virgilioandrade.com
instagram/virgiliocouture
https://www.facebook.com/virgiliocouture/