Inquieto, o designer de acessórios Carlos Penna acaba de lançar mais uma coleção. Em meio a preparação para inauguração de sua primeira loja em SP em novembro, desenvolvimento de peças para diferentes desfiles no SPFW e o anuncio de novas collabs, COORDENADAS chega à sua loja em Belo Horizonte e também na loja online: https://www.carlospenna.design
“A nova coleção fala sobre a criação em si, sobre os pontos de referência que não limitam o usuário de co-criar. Fala também sobre as linhas imaginárias que cruzam os espaços onde circulamos, onde criamos, onde construímos. É uma resposta a uma pergunta que nos fazemos internamente sempre que começamos algo novo, sobre como trazer cada vez mais uma criação sem amarras, livre em forma e livre em conceito” explica.
Sobre Carlos Penna - Joias arte feitas à mão
Fundada em 2015, a marca homônima do designer Carlos Penna, vem desde então inovando cada o mercado de Joia Arte. Sendo o inusitado o DNA da marca, Carlos Penna faz a cada coleção uma extensa catalogação de materiais novos, dando novos usos e contextos aos materiais do cotidiano.
Desde borracha, madeira e pedras naturais até pregos, vedações de janelas, materiais elétricos, brita, carvão, grama sintética, plantas desidratadas, etc. Nenhum material é deixado de lado ou menosprezado, independente do seu uso cotidiano. Eles são estudados e lapidados a fundo e tem todas as possibilidades de trabalho esgotadas, dando ao material requinte e sofisticação, antes de passar para a próxima matéria.
Marcadas pela singularidade, as peças trazem consigo uma história que ultrapassa os conceitos comuns do design. Baseando-se sempre no principio de que a peça não precisa ser necessariamente em matérias nobres para ser uma joia, a marca propõe novos caminhos para o mercado. Sempre a busca pela novidade e por acabamentos cada vez melhores, é com esse frescor que a cada coleção, a marca firma seu nome e conquista novos espaços.
Desse modo, a Carlos Penna vem ao longo desses anos enveredando num universo de infinitas possibilidades, ressignificando matérias, ampliando o horizonte de historias e criando uma relação única e particular com cada cliente. Isso se dá porque para a marca a peça não se completa apenas no seu design, ela é além de tudo uma correlação entre o designer, objeto e usuário, que é parte fundamental no processo de significação da peça.
SOBRE STUDIO CARLOS PENNA:
Inaugurada no início de 2022, o Studio Carlos Penna é um sonho de longa data do designer. Localizada na charmosa Rua do ouro, na Serra, é um espaço que abriga não só as coleções do Carlos, mas que traz à vida seu universo estético unindo-se a marcas parceiras de diversos segmentos. A melhor parte é a rotatividade do espaço que se renova de tempos em tempos, mantendo vivo o sentimento de aqui sempre existe novidades. Por considerar o local como um espaço de criação livre existirão também eventos não só voltados para a moda, mas para outros aspectos do universo Carlos Penna, como arte, arquitetura, entre outros.
Studio Carlos Penna
Rua do Ouro, 1428 – Serra
https://www.instagram.com/carlospenna.design/
A edição 2022 da Semana Criativa de Tiradentes já tem data marcada: de 20 a 23 de outubro, na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento acontece em formato presencial, com quatro dias recheados de palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas e experiências ligadas ao universo artesanal brasileiro. As palestras do dia serão disponibilizadas no YouTube da Semana Criativa, no período do festival, e a programação já conta com a participação de nomes como Guto Requena, Joice Berth, Dudu Bertholini, Lucio Ventania, Lourenço Gimenes (FGMF), Vítor Penha, Néli Pereira, entre outros.
A Semana Criativa de Tiradentes é uma iniciativa cultural e social, que acontece anualmente na cidade-título, com o objetivo de divulgar e valorizar os saberes de tradição e estimular o empreendedorismo por meio do design, do artesanato e da arquitetura. O projeto é realizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães. Neste ano, o festival é um oferecimento do Instituto Cultural Vale e conta com o patrocínio das empresas Electrolux, Breton, Portobello e Sherwin William, copatrocínio da Bel Lar e Tapetah, apoio da ABPMA (Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano), Divina Terra, Ecosimple e Oxford, e parceria da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores).
Ao longo do ano, são promovidas imersões entre designers e artesãos para a troca de conhecimentos. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de história, exibidos e vendidos na loja da Semana Criativa de Tiradentes e em lojas de design do país. Participam desta edição os designers Gustavo Bittencourt (RJ), Luly Vianna (SP), Karol Suguikawa (MT), Pietro Oliveira (MG), Rodrigo Ambrosio (AL) e os artesãos Alisson Lourenço Nascimento (madeira/marchetaria), Tatiane Carvalho de Santana, Edna Maria Carvalho de Santana e Wellington Carvalho de Santana (palha), Camila Mendes (bordado), Claudio de Matos Ferreira (Nôca) e Bela Ladeira (couro), Carlos Henrique Silveira Barbosa, Leonardo Luiz da Silvia e Tiago César de Almeida (lata).
Além disso, diversos artesãos que participaram de edições passadas permanecem no projeto, e junto com o time de designers continuam trocando, criando produtos ou mesmo aprimorando ideias antigas. “Às vezes, um artesão não participa um ano para dar um respiro, volta no outro… O importante é que estamos sempre juntos. A família está cada vez maior!”, conta Simone Quintas.
O movimento de continuidade de artesãos e designers é chamado de “Desdobramentos”, e neste ano mantém a presença dos designers Linda Martins, Luciana Pires, Maraí Valente, Maria Helena Emediato, Estevão Toledo e Murilo Weitz. Entre os artesãos estão Alexandre Mezêncio, Cristina Fonseca, Deise Reis, Eliana Maia, Fabio Reis, Gabriel Paineira, Lilia Fonseca, Lucas Silva, Luciano Jaques, Maria Conceição de Paula, Mariana Paineira, Marlon Carvalho, Raimundo Nonato, Robson Matias, Valcir Barbosa, Wagner Trindade, Estevão Toledo.
Em outubro, durante o festival, acontece uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiência pelas vielas da cidade sobre artesanato, design, arquitetura e gastronomia. O público é formado por arquitetos, designers de produto e de interiores, artesãos, artistas, formadores de opinião, lojistas e interessados no assunto vindos de todo o país.
A programação completa está aqui: https://semanacriativadetiradentes.com.br/#festival-atual
Semana Criativa de Tiradentes
Data: 20 a 23 de outubro
Mais informações: https://semanacriativadetiradentes.com.br
https://www.instagram.com/semanacriativadetiradentes
Pensar na cozinha típica brasileira, vai além do que está no prato, é também pensar em como comemos. Mesmo num país de dimensão continental, do norte ao sul do Brasil a população se delícia com o bom e velho “prato feito” ou PF.
Não existe uma resposta precisa para o surgimento do prato – normalmente composto por arroz, feijão, carne, legume e salada. O que se sabe, é que o PF se popularizou a partir dos anos 50, com a explosão populacional dos grandes centros urbanos. Uma forma prática e rápida de alimentar o trabalhador.
Sua fórmula também varia, é claro. Há quem ache que não é PF se não tiver ovo frito, já outros tantos, não dispensam a batata frita. Versões mais saudáveis aparecem em diversos menus, assim como ingredientes considerados sofisticados.
Aqui, vamos mostrar dois espaços em que o PF é servido de segunda à sexta-feira, cada qual do seu jeitinho e ambos tentadores! No Estouro Gastrobar, o chef Kiki Ferrari monta o PF em uma frigideira. Arroz, feijão macarrão, salada, guarnição especial do dia e carnes que variam, como coxa com sobrecoxa, linguiça e almondegas. “O macarrão é aquele de roça, alho e óleo, “sujo” no colorau” explica ele. A frigideira chega transbordando à mesa, é muito bem servida e custa R$19,90.
Já na Cozinha Santo Antônio, o prato muda todo dia. “É comida simples e gostosa para o cliente sentir o gostinho de cada ingrediente” conta a chef Ju Duarte. Um exemplo do que é servido por lá:
Folhas verdes com laranja e cebola puxada no açafrão.
Milanesa de copa lombo.
Dois purês: de abóbora caipira e de batata doce roxa.
Vinagrete de mamão verde.
Para Veggies: Brócolis assados com tomate, alho e cebolas.
Docinho: canudinho com doce de leite
Sobre a Cozinha Santo Antônio
Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta.
Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço.
A Cozinha Santo Antônio tem por principio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.
“Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa.
Juliana é uma cozinheira, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado paté na Feira Fresca.
Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.
Serviço
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio/
Sobre o Estouro Gastrobar
Um bar e restaurante com estilo raiz. É assim que o chef Kiki Ferrari define o Estouro Gastrobar, espaço no Santa Efigenia, para onde desenvolveu conceito e cardápio. “Tudo com preço justo, fartura e com uma proposta de apresentação criativa”, conta ele. E delicioso, é claro. A comida tem inspiração mineira, com foco nos clássicos belo-horizontinos. Comida de verdade, uma reação à tendência de cozinhas conceituais demais com substancia de menos.
Por lá, o almoço tem um mote: seu bife, suas regras! Os bifões com diferentes coberturas, escolhidas pelo próprio cliente é a especialidade da casa. Funciona assim, você escolhe um bife entre as muitas opções - porco (R$24,90, 150g), peixe (R$27,90, 150g), picanha (R$57,90, 250g) – e a maneira como ele será servido: com jiló acebolado, à cavalo ou a parmegiana, por exemplo. São inúmeras as possibilidades de combinação! Já as guarnições são servidas à vontade: feijão, arroz, fritas e salada e pode repetir quantas vezes quiser.
Todos os dias tem acréscimo diferente:
Segunda clássica: purê e legumes salteados
Terça caipira: angu ao molho, quiabo e couve
Quarta raiz: mandioca na manteiga e banana frita
Quinta de vó: arroz temperado e maionese
Sexta rica: feijão rico, farofa, couve e vinagrete
Sábado tropeiro: tropeirão e torresmo
Domingão da roça: tutu e macarronada
Quer seu bifão no pão? Também pode! O “Xistouro” é o sanduba com bifão à escolha, salada, fritas e molho verde.
A carta de drinks segue o mesmo estilo e foi apelidada de “baixa coquetelaria” com drinks como o Jurupinha (gelo, limão, jurubeba e borda de sal) e Meladinha (gelo, limão capeta, mel e canela). Assim como no almoço, quem escolhe o destilado é o freguês: vodka, gim ou cachaça.
O Estouro Gastrobar é do empresário Leonardo Flores, que também opera o supermercado que fica em frente ao restaurante, o que garante insumos frescos diariamente. Ele está por lá todos os dias, acompanhando “a satisfação do cliente com a ideia, a fartura, o temperinho estilo caseiro, de vovó, de mãe e de roça que nos remete à afeto”. É o encontro da tradição com a criatividade, criando assim novos clássicos!
Serviço
Estouro Gastrobar
Aberto todos os dias no almoço: de 11h às 15h
Rua Euclásio, 474 - Santa Efigênia
https://www.instagram.com/estourogastrobar/