Priorizando o aprendizado das crianças no seu espaço, a educadora e médica italiana Marina Montessori criou o método montessoriano, que traz uma nova visão de organização do espaço dos filhos, mas claro com limites e total segurança. A ideia é que a decoração do ambiente seja planejada para incentivar a mobilidade e enfatizar atividades sensoriais. Para ajudar nisso, muitas marcas de mobília infantil estão se adaptando à essa técnica: um desses caso é o da Miúda Mobília em Belo Horizonte, que lançou recentemente uma nova linha baseada na autonomia e segurança dos pequenos.
Para Joana do Vale Dourado, da Miúda, “o quarto inspirado na pedagogia montessoriana deve ser pensado a partir da perspectiva da criança, de forma que ela esteja segura e livre ao mesmo tempo. Os objetos para seu uso, como brinquedos, livros e roupas, devem estar ao seu alcance. Para que ela explore o quarto com independência e sem a constante supervisão de um adulto, o ambiente deve ser seguro e adaptado à sua faixa etária. A criança não precisa de muitos estímulos - ela é naturalmente curiosa. Mas alguns acessórios proporcionam uma maior interação com o espaço, como barras de apoio para os primeiros passos e espelhos. “
Várias mudanças podem ser feitas no quarto do seu filho para que ele tenha uma experiência melhor no seu ambiente, além de poder se divertir e aprender. A cama, por exemplo, precisa ser o mais baixa possível: assim, a criança pode deitar e se levantar sozinha. Isso vale também para os demais móveis, para que eles consigam interagir com o espaço, mas claro, tenha atenção à segurança.
Tapetes é uma ótima ideia para os filhotes brincarem no chão, protegendo-as do frio e da sujeira. Quanto mais macios, melhor, pois também podem ajudar a amortecer quedas. Coloque também espelhos mais baixos, eles são muito importante nesse momento: se vendo, os pequenos conseguem ver os seus movimentos e se descobrir. Use também cores vivas, isso vale para os móveis, tapetes e toda a decoração. Elas estimulam a criatividade e são essenciais para o reconhecimento do local.
Sobre a nova coleção da Miúda Mobília, Joana diz que “nossa ideia é que eles tragam a sensação de conforto e aconchego para criar uma relação de afeto da criança com seu quarto. Através do brincar, as crianças desenvolvem tanto suas habilidades motoras quanto as emocionais e sociais, estimulando a criatividade e a autonomia”. Entre as novas peças, ela cita a cama aLua, que foi “desenvolvida para acompanhar os primeiros passos da criança e ser uma alternativa ao berço”, a cômoda Pé de Meia, que “possui nichos que permitem à criança se apropriar do móvel e guardar seus objetos com autonomia: livros, brinquedos, roupas…”, e também o Armarinho Trevo, que “é um guarda-roupas do tamanho do usuário, feito para que a criança tenha acesso às suas roupas e possa se vestir sozinha”.
Ah, e o mais importante na hora de aplicar esse método é: dê espaço livre para o seu filho brincar. A infância é o momento crucial no desenvolvimento de uma pessoa, e é brincando que mais se aprende. Aplique todas essas dicas pensando na segurança e diversão do pequeno, pois o mais importante agora é ele se divertir.
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O objetivo principal dos sindicatos é criar uma rede de empreendimentos de uma mesma área, com um interesse em comum, discutindo e solucionando problemas do segmento, defendendo direitos trabalhistas e promovendo melhorias nas áreas.
No setor de moda em Minas Gerais, um dos mais atuantes é o Sindijoias Ajomig, que representa empresas da cadeia produtiva de joias, folheados, bijuterias, pedras preciosas e relógios do estado. Segundo seu presidente Manoel Bernardes, os sindicatos são pautados na coletividade pois todos ali estão lutando por interesses comuns; a entidade também estimula a troca de experiências entre as empresas filiadas.
Essa coletividade é legitimada com a filiação de um grande número de pessoas e/ou empresas no setor: quanto maior o número de associados, mais “legitimidade” o sindicato tem e assim consegue mais benefícios. O sindicato realiza reuniões periódicas com o governo para apresentar reivindicações como a redução de impostos; portanto, com mais empresas filiadas, o poder de fala do sindicato é maior. Alguns dos temas discutidos internamente são tributações, legislações, desenvolvimento econômico e interesses coletivos das empresas.
Além das discussões, os sindicatos também são responsáveis por impulsionar atividades e oportunidades direcionadas aos participantes. Por exemplo, o Sindijoias Ajomig fomenta a economia local e capacita as empresas por meio de iniciativas como cursos gratuitos ou com preços acessíveis para os filiados, tais como qualificação em ourives e aperfeiçoamento em Fundição de Joias entre outros. Parcerias com o SEBRAE e também com a FIEMG são importantes, possibilitando consultoria grátis aos filiados.
No Portal da Industria existe uma relação de sindicatos por estados https://www.portaldaindustria.com.br/cni/institucional/sindicatos-por-estado/?estado=MGonde é possível consultar as entidades existentes atualmente no Brasil.
Para mais informações ou solicitação de entrevista com Manoel Bernardes, por favor entre em contato.
A produção de roupas plus size pede um processo de criação diferente - No Brasil, Marcia Morais é marca referência no setor há mais de 20 anos.
Muito se fala em moda inclusiva nos últimos anos e sobre a importância de trazer ao mercado a possibilidade de acesso a tendências de moda para um público maior. Há algum tempo, muitas lojas de departamento e grandes multimarcas no Brasil não ofereciam uma numeração que contemplasse mulheres com manequim plus size, cenário que vem mudando à medida que o tempo passa. A questão que se coloca, afinal, é motivo do mercado ter ainda poucas opções de modelos para esse público, que consiste em uma parcela considerável dos consumidores.
Um dos fatores que influencia é o fato de que, para produzir uma coleção de qualidade, é necessário que vários detalhes sejam pensados no momento da concepção e produção das peças. Uma das marcas referência é a Marcia Morais, mineira que atende todo o país e que já nasceu com o intuito de criar roupas inclusivas e de qualidade, mas sem perder de vista um estudo de tendências que ampliasse as opções para seu público. Alice Correa, gerente de marketing da marca, conta um pouco sobre as particularidades que fazem parte do processo de criação de roupas plus size: “Com certeza oferecer essa variedade de tamanhos impacta muito no processo de desenvolvimento e criação dos produtos – desde a escolha do tecidos ao tipo de acabamento. Sempre levamos em consideração a cliente que vai usar a peça, as necessidades e o corpo dela”.
Um dos pontos mais importantes a ser pensado é o tipo de tecido utilizado. Apesar da moda plus size consistir muito em roupas feitas de malha, é possível trazer nova informação para as peças sem perder o conforto, adaptando tendências às necessidades do público, Alice explica: “a transparência está em alta, então trouxemos ela para a roupa em lugares estratégicos, usamos tecidos que têm transparência mas têm elastano. Sempre optamos por bases que têm o elastano, mesmo em tecidos planos”.
Outro ponto importante é o revestimento, que ajuda muito no caimento das peças no corpo e traz mais confiança para quem a utiliza. Uma roupa de cetim, por exemplo, que poderia gerar insegurança, ganha mais estrutura com o revestimento de entretela. Sobre esse tópico, a gerente de marketing adiciona: “a maior parte das nossas peças são forradas, mesmo que onere o custo, traz mais conforto para quem usa a roupa. Para além disso, priorizamos bases naturais porque elas dão uma sensação de frescor – por exemplo, se temos uma peça em viscose, o forro também será feito de viscose.”
E foi a necessidade de uma especialista em moda inclusiva que levou a gigante Renner até Marcia Morais. Com seu know-how extenso, ela prestou consultoria para a rede na criação de sua marca plus size. Para ela Marcia, o objetivo é claro: “Nossa missão também é quebrar certos paradigmas, estimular nosso público a utilizar coisas diferentes, com nova informação de moda.”, finaliza.
Serviço
Site: https://marciamorais.com.br/
Endereço: R. Monsenhor Horta, 360 - Prado
Horário: Segunda à Sexta, de 8h as 18h
Contato: Tel.: 31 3223-3291 | 3222-3291 ou comercial@marciamorais.com.br