Vinhos para refrescar: pét-nat

Nesse calor é mais que natural a procura por rótulos de vinho que refesquem a cada gole.

Cavas, espumantes, vinhos brancos, verdes, laranjas e rosés! Um verdadeiro arco-íris de vinhos pra beber geladinhos! E existem também os pret nat, uma categoria ainda pouco conhecida que tem tudo para ganhar mais adeptos.

O Petnat é um tipo de espumante, “são vinhos leves, de baixo teor alcoólico e cheio de aromas e sabores” explica a chef Bruna Martins, sócia da Gira. Perfeitos para os dias ensolarados do Brasil.

Apesar de parecer uma nova moda, a verdade é que o PÉTILLANT-NATUREL (espumante natural em francês) é bem antigo e veio antes mesmo que os famosos espumantes de Champagne.

Os Pét-Nats são produzidos com um método chamado de Ancestrale (desenvolvido por monges franceses no século 16), em que a fermentação termina naturalmente dentro da garrafa.

Eles ficaram esquecidos durante décadas e voltaram ao mercado com a crescente busca por métodos tradicionais, artesanais e naturais. São vinhos de mínima intervenção, na maioria das vezes não filtrados e clarificados (e por isso de aspecto mais turvo) e sem adição de sulfitos, já que seu gás-carbônico próprio auxilia na sua conservação.

Selecionamos alguns rótulos:

- Minca Pét-nat (BRA)

Perfeito para os dias ensolarados do Brasil.

Esse Pét-nat é um Charddonay com muita cremosidade, frescor e aromas deliciosos de padaria!

Pode até parecer muito moderno, hipster e descolado, mas a verdade é que o PÉTILLANT-NATUREL (espumante natural em francês) é bem antigo e veio antes mesmo que os famosos espumantes de Champagne.

Os Pét-Nats são produzidos com um método chamado de Ancestrale em que a fermentação termina naturalmente dentro da garrafa. Um vinho de mínima intervenção, não filtrado e clarificado (e por isso de aspecto mais turvo) .

R$ 139,00

- Cacique Maravilla Chacoli PetNat rosé (CHI)

*biodinâmico/natural Esse espumante petnat produzido em Secano Interior de Yumbel, teve suas uvas colhidas manualmente a partir de parreiras de mais de 100 anos cultivadas sem intervenções. Sua fermentação é realizada de forma espontânea somente com leveduras selvagens. A segunda fermentação ocorre na garrafa. De cor rosa claro com ceerta turbidez devido a não filtragem, encontra-se grande quantidade de depósito natural no fundo da garrafa. Aroma frutado, com notas cítricas, melancia, goiaba e maçã. Na boca é amplo, cremoso e fresco. Recomenda-se consumir bem gelado.

R$ 152,00

Sobre a Gira

Há pouco mais de um ano, abriu no Mercado Novo (BH) um espaço que propunha um jeito despretensioso de se beber vinho. Desde o começo, já se via que a GIRA tinha um forte talento para promover encontros e discussões em torno dessa que é uma das bebidas mais queridas do mundo.

“Ao longo do processo, nos apaixonamos pela história dos vinhos naturais, que se aproxima muito do que já faço na gastronomia”, conta Bruna Martins uma das sócias da empresa. Bruna é chef e comanda o Birosca, em Santa Tereza, restaurante famoso por celebrar os pequenos produtores e os insumos locais.

A venda de vinhos orgânicos/naturais é uma tendência já bastante consolidada na Europa e EUA e vem crescendo no Brasil. “Apesar de termos entrado nessa onda dos “naturebas” há pouco tempo, já somos uma referência em BH e a marca já é conhecida Brasil afora pelos apreciadores, produtores e comerciantes de vinhos naturais” diz Bruna.

Estão juntos a ela na empreitada, Daniel Iglesias que leva a comunicação da marca para muito além da venda de rótulos, trazendo sempre debates informações, e Gustavo Campos e Carolina Novais. O casal, que reside atualmente na Áustria (país referência no movimento dos vinhos naturais), se encarrega da pesquisa e incorporação de novas tendências, práticas e rótulos do universo da vinificação sustentável. 

“Com a pandemia a gente perde esse lado da experiência presencial e migra pro ambiente virtual com a proposta de montar uma carta mais contemporânea que reflete uma tendência mundial de resgate de técnicas tradicionais, de produções mais “naturais”, com menos intervenções, menos agrotóxicos e por isso mais diversa, mais experimental; e também de solidificar um desejo de trabalhar cada vez mais com rótulos brasileiros”, explica Gustavo.  O resultado é uma carta de vinho diferenciada, com rótulos inovadores e de difícil acesso e preços competitivos.

Até março, a Gira tinha um fluxo de clientes mais natural, do próprio mercado, um endereço que atraia multidões na capital. Com a quarentena o negócio migra para online e passar a atingir um publico maior e mais diverso também. Ponto para a comunicação, que com uma linguagem acessível e descontraída consegue informar sobre o ainda novo mundo dos vinhos sustentáveis, gerando interesse e conquistando um público agora fiel. “Nosso público hoje tem desde chefs e sommerliers querendo conhecer mais sobre o vinho natural à clientes que estão atrás apenas de um bom vinho, além é claro de quem é consciente com o que consome”, completa Carolina.

Os próximos passos já estão a caminho. O site/e-commerce fica pronto em setembro e com ele começam despachar para todo o Brasil. Assim que o bar for reaberto, abre também uma segunda loja no próprio Mercado Novo voltado para a venda de vinhos naturais/orgânicos/brasileiros.

A Gira é um sopro moderno e jovem em um mercado tradicional, que além do vinho, também promove um processo agrícola mais consciente e sustentável. 

Serviço

Entregas diárias de terça a domingo no início da noite.

WhatsApp (9667-2902)

Loja Virtual no goomer (bit.ly/giravinhos).

Quarta Sem Taxa – não é cobrado taxa de entrega às quartas



Sindijoias promove feira virtual com marcas de acessórios de todo país

O Sindijoias  Ajomig, que tem como presidente Manoel Bernades, promoverá a primeira Trendbijoux, feira virtual de bijuterias e semijoias, um evento para marcas e compradores de todo o Brasil.

“Estamos em um período de mudanças e o SINDIJOIAS AJOMIG viu a necessidade de partir em busca de novas soluções para realização de bons negócios para seus associados. A Plataforma virtual de feiras é uma nova opção para conectarmos as marcas e os compradores” explica Manoel.

Entre os participantes, marcas conhecidas do mercado como Claudia Marisguia, Caleidoscopio, Eterniza, Julia Torquetti, Lázara Design, Lita Raies, Cerradouro, Simone Salles, Gio Bernardes e SD por Sheila Morais.

Além de promover negócios, o evento contará com palestras diárias com temas como marketing digital e tendências de estilo. 

13/10 9h

Cenário Contemporâneo e o Comportamento do Consumidor para o Setor de Bijuterias.  Patricia Sant’Anna – Tendere Pesquisa e Soluções Criativas (São Paulo/Campinas, SP)

13/10 9:30h

Tendências para Bijuterias 2021 (30 min). Cris Gurgel, Consultora de Moda, convidada Sindijoias MG (Belo Horizonte – MG)

13/10 18h

Estratégia Conteúdo com foco em vendas e atendimento (SAC) (20 min). Tatiana Brugalli, Aldeia Agência Digital First (Porto Alegre – RS)

14/10 9:30h

Consultoria de imagem e o protagonismo dos acessórios nesses novos tempos (30 min)

Rogéria Maciel, consultora de imagem, convidada Sindijoias MG (Belo Horizonte – MG)

14/10 18h

Cenário Contemporâneo: A experiência e a jornada on e offline do shopper (20 min). Lucila Campiglia, FAL Diretora de Visual Merchandising, Experiências e Estratégias Digitais (São Paulo – SP)

15/10 9:30h

Growth hacking: testando hipóteses e obtendo resultado (20 min). Laís Calusni, Radar – Consultoria em Growth hacking (Campinas – SP)

15/10 18h

Antes da venda vem o Marketing: processo de marketing orientado para vendas (20 min). Fernando Sales Silveira, consultor FIEMG (Belo Horizonte – MG)

16/10 9:30h

Marketing Digital – Planejamento de Presença Digital (20 min). Daniel de Miranda, consultor FIEMG (Juiz de Fora – MG)

16/10 18h

E-commerce para bijuterias. (20 min). Jony Lan, consultor FIEMG (Belo Horizonte – MG)

A feira virtual acontece entre os dias 13 e 16 de outubro. 


Programação detalhada

Palestra 01:

Cenário Contemporâneo: A experiência e a jornada on e offline do shopper (20 min). Lucila Campiglia, FAL Diretora de Visual Merchandising, Experiências e Estratégias Digitais (São Paulo – SP)

Sobre a palestra: Trazes cases que solucionam e que inspiram sobre como o Visual Merchandising on e offline pode ser pensado e aplicado estrategicamente em uma empresa (independente do tamanho) de bijuterias.

Lucila Campiglia

Arquiteta formada pela FAU-USP, pós-graduada em Negócios da Moda pelo Senac Moda SP, especializada em Retail Merchandising pela University of Toronto e Consumer Insights pela ESPM SP, com mais de 25 anos de extensa carreira executiva, onde gerenciou equipes na Estée Lauder, C&A, Valdac Global Brands, Pernambucanas e Itaú, em inúmeros projetos comerciais e de varejo. É membro do Retail Design Institute Brasil e Diretora de Visual Merchandising e Experiência na FAL Design Estratégico.

Palestra 02:

Estratégia Conteúdo com foco em vendas e atendimento (SAC) (20 min). Tatiana Brugalli, Aldeia Agência Digital First (Porto Alegre – RS).

Sobre a palestra: Tatiana Brugalli nos brinda com seus mais de 25 anos atuando em marketing digital demonstrando com o relacionamento neste ambiente precisa ser cuidado, ter procedimentos e preparo para lidar com crises. Em um mundo que é totalmente digitalizado, como o que vivemos, as suas dicas são preciosas.

Tatiana Brugalli

Co-fundadora e CEO da Aldeia, agência de marketing digital first. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM e especialização em Gestão da Inovação pelo IEL. Atua há 25 anos com estratégia e projetos digitais para organizações de diversos portes. Sua empresa tem especial expertise com empresas e indústrias criativas.

Palestra 03:

Growth hacking: testando hipóteses e obtendo resultado (20 min). Laís Calusni, Radar – Consultoria em Growth hacking (Campinas – SP).

Sobre a palestra: Laís Calusni é jovem e ágil, como o mundo contemporâneo, se adequa, muda, se transforma, e já tem diversos cases de sucesso em sua carreira como profissional de marketing digital. Ela vem desmistificar como usar Growth Hacking de uma maneira bem simples e possível para qualquer um(a). Da grande rede de lojas de bijuterias a revendedora que quer obter melhor desempenho em vendas e construção de reputação. Sua palestra mostra que não é um caminho das pedras, mas um caminho de foco, autocrítica, aprendizado e realização das metas.

Laís Calusni

Formada em Estudos Literários pela Unicamp, mas adotada pela Publicidade e pelo Marketing, Laís Calusni liga com facilidade uma visão humanística com a paixão por números e estratégia de negócios. Atua com planejamento estratégico e projetos de growth hacking há mais de 5 anos, focando e conseguindo a melhora de performance de marcas no ambiente digital. Atende empresas de todos os portes, e de diversas frentes, da indústria à serviços, com o objetivo sempre de trazer sucesso aos seus clientes.

Palestra 04:

Marketing Digital – Planejamento de Presença Digital (20 min). Daniel de Miranda, consultor FIEMG (Juiz de Fora – MG).

Sobre a palestra: Daniel de Miranda traz toda a sua expertise para lhe mostrar a importância de uma presença digital consciente, planejada e que lhe ajudará a construir reputação e, consequentemente, incremento em vendas e relacionamento com a(o) consumidor(a).

Daniel de Miranda

Mestre em Economia Criativa pela ESPM e com formação em Administração de Empresas e forte conexão com o mundo empreendedor. Daniel de Miranda foi consultor do Sebrae-MG e hoje também assessora indústrias pela FIEMG. Atua com foco em Novas Economias desenvolvendo projetos de Inovação e Transformação Digital, por meio de Consultorias, Workshops e Programas de Desenvolvimento.

Palestra 05:

Tendências para Bijuterias 2021 (30 min). Cris Gurgel, Consultora de Moda, convidada Sindijoias MG (Belo Horizonte – MG).

Sobre a palestra: Cris Gurgel vem apresentar as tendências confirmadas para o próximo verão (2020-21) e quais são as cores, temas, acabamentos, key pieces etc. que podemos esperar para a próxima estação. Explica os significados e possíveis leituras que as clientes terão e desejarão para seus acessórios, informação estratégica para pensarmos sobre mix de produtos e argumentação em vendas.

Cris Gurgel

Consultora de Moda especializada em acessórios, Cris Gurgel interpreta tendências de moda internacionais para desenvolvimento criativo de acessórios, com olhar experiente de jornalista, editora de moda, publicitária e mestre em moda, cultura e arte. Realiza palestras e treinamentos que capacitam sua equipe de design, produção e vendas a assimilar informações práticas de moda para transformar tendências em produtos diferenciados, com visual merchandising personalizado e storytelling original.

Palestra 06:

E-commerce para bijuterias. (20 min). Jony Lan, consultor FIEMG (Belo Horizonte – MG)

Sobre a palestra: Jony Lan traz toda a sua longa carreira como estrategista com forte conexão com o digital para demonstrar quais são as dores e ganhos de se optar e/ou fortalecer as vendas pelo meio online. Informação estratégica para se compreender os elementos em comum e os distintos entre o on e off line.

Jony Lan

Empreendedor, dinâmico, proativo, persistente e com visão global, tem mais de 16 anos de experiência em vendas estratégicas, marketing, e gestão digital em empresas brasileiras de grande porte (Cemig, Correios, BDMG, PUC MG, Dinap etc.).  Tem formação em Administração de Empresas, Especializado em Marketing e com Mestrado em Administração com foco em Estratégia, Desenvolvimento de Mercado e Vantagem Competitiva. Tem longa experiência em palestras e docências, tendo lecionado na PUC Minas Gerais.

Palestra 07:

Antes da venda vem o Marketing: processo de marketing orientado para vendas (20 min). Fernando Sales Silveira, consultor FIEMG (Belo Horizonte – MG).

Sobre a palestra: Fernando Silveira nos coloca frente a algo bastante pertinente: temos muitos dados sobre os nossos clientes, mas de que maneira os usamos em prol de nossa própria empresa? Seja para criar reputação ou marketing, mas sobretudo, para desenvolver relacionamentos e planejamentos de vendas reais e de sucesso.

Fernando Sales Silveira

Fernando Sales Silveira é Administrador de Empresas pela PUC Minas, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Atuou como executivo de marketing, vendas e distribuição em empresas de grande porte. Atua há 12 anos como consultor empresarial com especialização em marketing, vendas e distribuição. Consultor na área de estratégias de marketing, atendimento, vendas, cadeia de suprimentos, logística e distribuição, tendo entre seus principais clientes: SEBRAE, FIEMG, SINDINOVA, entre outros. Para SEBRAE MG, atuou e atua em vários projetos de estratégia, marketing, vendas e distribuição para indústria, varejo e serviços, com aplicação de ferramentas de inteligência comercial, inteligência de mercado e análises de atratividade de mercados. Atua também como conteudista do SEBRAE MG, é autor da metodologia Gestão dos Canais de Vendas e Distribuição e co- autor da metodologia Gestão na Medida para a indústria de MODA.

Palestra 08:

Consultoria de imagem e o protagonismo dos acessórios nesses novos tempos (30 min). Rogéria Maciel, consultora de imagem, convidada Sindijoias MG (Belo Horizonte – MG).

Sobre a palestra: Palestra fundamental para instrumentalizar o processo de vendas com informações pertinentes ao relacionamento e a busca por apoiar, ajudar e dar a melhor soluções para as clientes de acessórios. Rô Maciel demonstra como falar de cores e formas de maneira a ajudar a consumidora final fazer a melhor escolha para a sua necessidade em bijuterias, fazendo uma compra consciente e expressiva para o seu guarda-roupa.

Rô Maciel

Com formação em Arquitetura e Urbanismo foi empreendedora da área de acessórios e hoje é consultora de imagem com foco em mulheres +50. Tem grande embasamento sobre composição, formas e cores, devido a sua formação original e seus anos de trabalho em sua marca de acessórios. Suas expertises nos ajudam a construir uma visão sobre peça de acessório compreendendo o que ela significa na composição de quem a usa.

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Centro de BH ganha totens que indicam onde estão painéis de arte urbana

Quem estiver andando pelo centro de Belo Horizonte e se deparar com um toten, é melhor olhar para cima: em algum lugar no horizonte se verá uma ou mais empenas do CURA.

Os totens estão posicionados em seis pontos estratégicos para se observar as obras do festival. Além disso, eles têm um mapa com a localização dos murais de todas as edições, a programação e line-up do CURA 2020 e, o mais importante, um aplicador de álcool em gel para proteger quem precisou sair de casa.


Abaixo, contamos um pouco da história dos quatro edifícios que receberam as novas pinturas do Cura!


- Edifício Cartacho

O Edifício Cartacho e sua empena de 652m² estão localizados na histórica Rua dos Caetés. O prédio foi construído na década de 50 e faz parte do conjunto arquitetônico modernista de BH.

Conhecida por ser o primeiro grande corredor comercial da cidade, a Rua dos Caetés possui mais de 50 imóveis tombados pelo Patrimônio Cultural. Entre casarões e edifícios, que datam desde a inauguração da capital até a década de 70, a via faz parte do cotidiano de milhares de pessoas que passam por ali todos os dias e que, em breve, terão mais um motivo para se lembrar dessa parte histórica do Centro de BH.

O Edifício Cartacho recebeu uma obra criada pela artista mineira Lidia Viber.


- Ed. Itamaraty

Construído na década de 60, O Edifício Itamaraty entrou para a história do CURA ao receber a maior obra de arte pública já criada no festival, com uma área total de 1.892m².

Atualmente, esse título pertence à artista Milu Correch e sua pintura de 1.792m² na empena da Garagem São José. Juntos, Itamaraty e São José formam uma esquina icônica para a arte urbana com quase 4mil m² de mural.

Vizinho do tradicional Hotel Othon Palace, na Avenida Afonso Pena, o prédio pode ser visto do Mirante CURA, na Rua Sapucaí, e também vai inaugurar um novo espaço para contemplação de arte urbana na cidade, a Praça Sete.

O artista Robinho Santana foi o responsável por essa empena.


- Ed. Levy

Localizado na Avenida Amazonas, o Edifício Levy carrega consigo uma parte essencial da história da música mineira e, nesta edição do CURA, sua empena de 1.005,9m² também recebeu uma nova obra de arte pública.

Tudo começou em 1963, quando Milton Nascimento se muda de Três Pontas para BH e vai morar em uma pensão no Edifício Levy. Num apartamento vizinho, viviam os irmãos Borges: Marilton, Márcio e Lô, que se tornariam seus grandes amigos e parceiros. Ali nascia o Clube da Esquina e, agora, essa história se cruza também com a do Cura.

Esse edifício, tão simbólico para Belo Horizonte, recebeu a arte de Daiara Tukano, a primeira artista indígena do Brasil a pintar uma empena.

A nova pintura poderá ser vista de dois pontos: Mirante CURA da Rua Sapucaí e Praça Sete, um território de grande importância para vários indígenas que vivem em BH, onde a tradição do artesanato se mantém viva.


- Ed. Almeida

Na esquina da avenida Santos Dumont com a rua São Paulo, está localizado o Edifício Almeida, o quarto prédio a se transformar com as novas obras de arte pública que serão produzidas durante o CURA 2020.

Inaugurado em 1968, o Almeida nasceu como um edifício comercial e funcionou assim até 2004, quando foi desativado. Seus corredores e salas permaneceram vazios durante 13 anos, em pleno Centro da cidade.

Essa história muda em 2017. Graças a uma iniciativa da Revista Ernesto, vários artistas e criativos de BH se uniram para ocupar as instalações do prédio e fundaram o Almeida Centro de Inspiração, ressignificando o espaço e buscando resgatar o afeto pelo Centro por meio da arte e da cultura.

Foram meses de intensas atividades, colaborações, encontros e trocas até que, novamente, foi preciso fechar as portas.

A fachada cega de 428,9m² do edifício foi ocupada pelo artista selecionado da convocatória pública, Diego Mouro.


Aqui, a relação completa das obras do Cura – Circuito Urbano de Arte


Centro de Belo Horizonte

» Edifício Príncipe de Gales

Rua dos Tupinambás, 179

Artista: Davi Melo Santos (DMS)

» Garagem São José

Rua dos Tupis, 70

Artista: Milu Correch

» Edifício Tapajós

Avenida dos Andradas

Artistas: Tereza Dequinta e Robézio Marqs (Acidum Project)

» Edifício Satélite

Rua da Bahia

Artista: Thiago Mazza

» Edifício Trianon

Rua da Bahia

Artista: Marina Capdevilla

» Hotel Rio Jordão

Rua Rio de Janeiro

Artista: Priscila Amoni

Amazonas Palace Hotel

Endereço: Av. Amazonas, 120

Artista: yuro 

Edifício Satélite

Endereço: Rua da Bahia, 478

Artista: Comum (Belo Horizonte)

Edifício Chiquito Lopes

Endereço: Rua São Paulo, 351

Criola (Belo Horizonte) 

Empena das Letras (vários artistas)

Curadoria: Surto e Nica

Edifício Satélite

Endereço: Rua da Bahia, 478

Cura Edição Lagoinha

Elian Chali (Córdoba, Argentina) - Av. Pres. Antônio Carlos no 561

Bolinho (Floresta/BH/MG) - Ed. Novo Rio  - Rua Diamantina no 645

Zé d Nilson (Lagoinha/BH/MG) - Ed. Novo Rio - Rua Diamantina no 645 

Luna Bastos (Teresina/PI) – Órbi Conecta - Av. Pres. Antônio Carlos, no 681

Wanatta (Alto Vera Cruz/BH/MG) - Mirante Lagoinha - Rua Diamantina s/n (próximo ao no 720)

Rupestre Crew (Lagoinha/BH/MG) - Mirante Lagoinha  - Rua Diamantina s/n (próximo ao no 720)

Saulo Pico (Lagoinha/BH/MG) - Mirante Lagoinha  - Rua Diamantina s/n (próximo ao no 720)

Nila Kaiowá (Mateus Leme/MG) - Armazém 08 - Rua Francisco Soucasseaux no 08

Gabriel Dias (Tupi/BH/MG) – Restaurante do Luiz Atleticano - Rua Itapecerica no 904

Fênix (Contagem/MG) - Muro ed. Novo Rio  - Rua Diamantina no 645 /Parceria Museu de Rua

Priscila Amoni (Colégio Batista/BH/MG) - Casa Manuel Felipe  - Rua do Serro na 190



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