Moda com responsabilidade social

Ronaldo Silvestre é um nome conhecido no meio da moda. O estilista mineiro já fez parte do line up de desfiles de importantes semanas de moda, como o Dragão Fashion (Fortaleza) e o Minas Trend.

Paralelamente a sua marca homônima, vem mudando vidas através do Instituto de Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), uma organização não governamental ativa desde 2009. Ali, ensina um novo trabalho a futuras costureiras e garante renda para muitas mulheres.

Nas rotinas de aprendizado, os alunos entendem que a pratica é o que leva à perfeição, aprendem a técnica do viés bordado num tule, entendem a máquina, habituam-se a não olhar para a agulha, e principalmente: trabalham a costura de uma forma que podem visualizar o processo completo.

Cumprindo o ideal da sustentabilidade, a maior parte da matéria-prima usada nas aulas do Instituto ITI é doada, com exceção dos aviamentos e tesouras. Em um formato universal que propaga um pensamento reprodutível em qualquer parte do mundo, a organização forma a cada seis meses uma turma com vidas transformadas!

Sobre o Instituto ITI

O sonho como como instrumento de transformação. É a partir dessa premissa que uma ONG vem promovendo o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental de uma região.

O Instituto ITI é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2009. Ele funciona como centro de convergência para o desenvolvimento social e também como referência cultural dos moradores de Itabira e outras cidades mineiras.

Com a missão de criar, qualificar e transferir tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento humano, o Instituto ITI atua no território por meio do fortalecimento da economia criativa, das redes sociais e educativas, da autonomia produtiva, do protagonismo cultural das comunidades, da valorização dos recursos naturais e da biodiversidade.

Tudo isso é feito a partir da energia social estabelecida na confiança da comunidade, através de parcerias públicas e privadas que a instituição conquistou ao longo de sua história.

“Conquistamos o reconhecimento e a valorização dos nossos programas voltados para a educação, preservação ambiental, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida” conta Ronaldo Silvestre, presidente do Instituto.

O objetivo é tornar-se referência nacional no desenvolvimento, transferência e reaplicação de tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento social de jovens. Além, é claro, do fortalecimento da economia criativa vinculada aos movimentos culturais.

Ações:

FORMAÇÃO PRA VIDA

Incentivo à leitura e escrita; Educação Ambiental; Valores e Princípios; Educação Financeira; Cidadania

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Empregabilidade, iniciação profissional e geração de renda; Articulação de redes; Famílias - acolhimento, plantão, encontros, visitas

EMPREENDEDORISMO

Formação empreendedora; Projetos empreendedores (jovens e adultos)

ARTES

Cênicas - dança e teatro; Plásticas - pintura, escultura, instalação e arte urbana; Musical - percussão, coral, instrumental

QUALIDADE DE VIDA

Alimentação; Esporte e recreação; Educação Social; Mobilizações de saúde

Serviço

https://institutoiti.org.br



Atomização de Ambientes com Quaternário de Amônia de última geração é usado para combater o Covid-19

Com a retomada gradual das atividades, ambientes comerciais e corporativos precisam se preparar para que seu ambiente seja seguro para todos.

A atomização de ambientes funciona para eliminar patogênicos como mofos, fungos, bactérias e vírus, incluindo aí o Covid – 19. Mas para tanto é indispensável um produto poderoso: o quaternário de amônia de última geração.

Quaternários de amônia são uma família de compostos anti-microbianos, agentes ativos catiônicos fortes que possuem atividade desinfetante. A sua ação bactericida é atribuída a inativação de enzimas, desnaturação de proteínas essenciais e ruptura da membrana celular. “É um protocolo rápido, dinâmico, de baixa toxicidade e excelente custo benefício” explica Daniela Mansur, especialista em higienização de ambientes.

“Hoje trabalho com duas tecnologias de solução em desinfecção visando atender restaurantes, clínicas, salões, lojas de varejo de moda, shoppings e cinemas” explica Daniela Mansur.

A segunda tecnologia a qual Mansur se refere é a Esterilização de Objetos com Radiação UVC Germicida Virucida. Quando a radiação UV interage com uma entidade biológica, seja uma bactéria, fungo ou vírus, por ser ionizante tem condições de causar danos ao material genético, quebrando o DNA e RNA celular. “Esse processo mata a célula, a bactéria e desativa o vírus. Além de eliminar mofos e odores” conta.

As duas tecnologias também podem ser aplicadas no ambiente doméstico.

Sobre a Miss Clean

Lavar um sofá é mais que tirar uma mancha superficial. Muita gente ainda desconhece a necessidade de uma limpeza profunda em sofás, tapetes, cortinas etc. Um erro, já que cuidar apenas da estética pode trazer consequências para saúde.

A Miss Clean Higienização Clínica Inteligente é uma empresa especializada em Higienização Clínica e Estética em mobiliários de tecido e couro. “Trabalhamos com o revolucionário Sistema Rainbow® o único no mundo com quatro certificados internacionais que atestam a eficácia do processo na eliminação de 99.97% dos ácaros e demais microrganismos nocivos à saúde”, explica Daniela Mansur, proprietária.

Processos de higienização, lavagem, impermeabilização e atomização de ambientes são a bola da vez quando o assunto é saúde. Por isso é preciso saber diferenciar a limpeza estética da higienização clínica. A última alcança 45cm de profundidade (contra 6cm da tradicional do mercado!) e elimina mofos, fungos, bactérias, vírus, inclusive o novo Covid-19 por agir através de um produto poderoso, o Quaternário de Amônia de Última Geração.

Inovar nas soluções de combate ao covid-19 foi um dos desafios dos novos tempos. “Hoje trabalho com equipamentos e insumos de ponta, tudo que é mais tecnológico, como a atomização e a Luz UVC”, conta Daniela. Ela também anuncia o lançamento de mais duas tecnologias de limpeza especialmente para este momento. A UV-C é solução em desinfecção visando atender restaurantes, clínicas, salões, lojas de varejo de moda, shoppings, cinemas. 

A Miss Clean também trabalha com produtos para lavagem 100% orgânicos, antialérgicos, fungicidas, bactericidas, biodegradáveis e totalmente anti resíduo, ajudando na eliminação de manchas e sujidades aparentes. Isso também atrai uma parcela da clientela que se preocupa verdadeiramente com a saúde, como o alérgico, que precisa de ambiente mais estéreo.

Tecnologia e atendimento personalizado

A higienização é de verdade por causa do Sistema Rainbow, que permite a entrega de um sofá, colchão verdadeiramente esterilizados, de dentro para fora e de fora para dentro.

A Imper Premium tem tecnologia Nano que transforma o estofado em reagente a microrganismos nocivos a saúde.

Já a Impermeabilização tem 12 meses de garantia e o cliente conta com uma assistência pelo WhatsApp sempre que houver necessidade. Um socorro para aqueles dias em que cai café, molho de tomate etc.

Serviço

@misscleanbhz

www.misscleanbh.com.br

31-97504.0821

Segunda a sexta de 9 as 18h, sab até 12hrs



Vinhos para refrescar: pét-nat

Nesse calor é mais que natural a procura por rótulos de vinho que refesquem a cada gole.

Cavas, espumantes, vinhos brancos, verdes, laranjas e rosés! Um verdadeiro arco-íris de vinhos pra beber geladinhos! E existem também os pret nat, uma categoria ainda pouco conhecida que tem tudo para ganhar mais adeptos.

O Petnat é um tipo de espumante, “são vinhos leves, de baixo teor alcoólico e cheio de aromas e sabores” explica a chef Bruna Martins, sócia da Gira. Perfeitos para os dias ensolarados do Brasil.

Apesar de parecer uma nova moda, a verdade é que o PÉTILLANT-NATUREL (espumante natural em francês) é bem antigo e veio antes mesmo que os famosos espumantes de Champagne.

Os Pét-Nats são produzidos com um método chamado de Ancestrale (desenvolvido por monges franceses no século 16), em que a fermentação termina naturalmente dentro da garrafa.

Eles ficaram esquecidos durante décadas e voltaram ao mercado com a crescente busca por métodos tradicionais, artesanais e naturais. São vinhos de mínima intervenção, na maioria das vezes não filtrados e clarificados (e por isso de aspecto mais turvo) e sem adição de sulfitos, já que seu gás-carbônico próprio auxilia na sua conservação.

Selecionamos alguns rótulos:

- Minca Pét-nat (BRA)

Perfeito para os dias ensolarados do Brasil.

Esse Pét-nat é um Charddonay com muita cremosidade, frescor e aromas deliciosos de padaria!

Pode até parecer muito moderno, hipster e descolado, mas a verdade é que o PÉTILLANT-NATUREL (espumante natural em francês) é bem antigo e veio antes mesmo que os famosos espumantes de Champagne.

Os Pét-Nats são produzidos com um método chamado de Ancestrale em que a fermentação termina naturalmente dentro da garrafa. Um vinho de mínima intervenção, não filtrado e clarificado (e por isso de aspecto mais turvo) .

R$ 139,00

- Cacique Maravilla Chacoli PetNat rosé (CHI)

*biodinâmico/natural Esse espumante petnat produzido em Secano Interior de Yumbel, teve suas uvas colhidas manualmente a partir de parreiras de mais de 100 anos cultivadas sem intervenções. Sua fermentação é realizada de forma espontânea somente com leveduras selvagens. A segunda fermentação ocorre na garrafa. De cor rosa claro com ceerta turbidez devido a não filtragem, encontra-se grande quantidade de depósito natural no fundo da garrafa. Aroma frutado, com notas cítricas, melancia, goiaba e maçã. Na boca é amplo, cremoso e fresco. Recomenda-se consumir bem gelado.

R$ 152,00

Sobre a Gira

Há pouco mais de um ano, abriu no Mercado Novo (BH) um espaço que propunha um jeito despretensioso de se beber vinho. Desde o começo, já se via que a GIRA tinha um forte talento para promover encontros e discussões em torno dessa que é uma das bebidas mais queridas do mundo.

“Ao longo do processo, nos apaixonamos pela história dos vinhos naturais, que se aproxima muito do que já faço na gastronomia”, conta Bruna Martins uma das sócias da empresa. Bruna é chef e comanda o Birosca, em Santa Tereza, restaurante famoso por celebrar os pequenos produtores e os insumos locais.

A venda de vinhos orgânicos/naturais é uma tendência já bastante consolidada na Europa e EUA e vem crescendo no Brasil. “Apesar de termos entrado nessa onda dos “naturebas” há pouco tempo, já somos uma referência em BH e a marca já é conhecida Brasil afora pelos apreciadores, produtores e comerciantes de vinhos naturais” diz Bruna.

Estão juntos a ela na empreitada, Daniel Iglesias que leva a comunicação da marca para muito além da venda de rótulos, trazendo sempre debates informações, e Gustavo Campos e Carolina Novais. O casal, que reside atualmente na Áustria (país referência no movimento dos vinhos naturais), se encarrega da pesquisa e incorporação de novas tendências, práticas e rótulos do universo da vinificação sustentável. 

“Com a pandemia a gente perde esse lado da experiência presencial e migra pro ambiente virtual com a proposta de montar uma carta mais contemporânea que reflete uma tendência mundial de resgate de técnicas tradicionais, de produções mais “naturais”, com menos intervenções, menos agrotóxicos e por isso mais diversa, mais experimental; e também de solidificar um desejo de trabalhar cada vez mais com rótulos brasileiros”, explica Gustavo.  O resultado é uma carta de vinho diferenciada, com rótulos inovadores e de difícil acesso e preços competitivos.

Até março, a Gira tinha um fluxo de clientes mais natural, do próprio mercado, um endereço que atraia multidões na capital. Com a quarentena o negócio migra para online e passar a atingir um publico maior e mais diverso também. Ponto para a comunicação, que com uma linguagem acessível e descontraída consegue informar sobre o ainda novo mundo dos vinhos sustentáveis, gerando interesse e conquistando um público agora fiel. “Nosso público hoje tem desde chefs e sommerliers querendo conhecer mais sobre o vinho natural à clientes que estão atrás apenas de um bom vinho, além é claro de quem é consciente com o que consome”, completa Carolina.

Os próximos passos já estão a caminho. O site/e-commerce fica pronto em setembro e com ele começam despachar para todo o Brasil. Assim que o bar for reaberto, abre também uma segunda loja no próprio Mercado Novo voltado para a venda de vinhos naturais/orgânicos/brasileiros.

A Gira é um sopro moderno e jovem em um mercado tradicional, que além do vinho, também promove um processo agrícola mais consciente e sustentável. 

Serviço

Entregas diárias de terça a domingo no início da noite.

WhatsApp (9667-2902)

Loja Virtual no goomer (bit.ly/giravinhos).

Quarta Sem Taxa – não é cobrado taxa de entrega às quartas


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