Uma plataforma virtual para o comércio de gemas, esta é a Brasil Gemas, projeto inédito no país que tem por trás a Câmara de Gemas do Sindijoias Ajomig. Com previsão de estreia para o próximo mês, em fevereiro de 2021, ele reunirá em um mesmo espaço empresas e compradores de todo o Brasil e também do mundo.
“A Brasil Gemas foi idealizada antes da pandemia, o atual cenário só reforça a importância da digitalização dos nossos negócios” explica Murilo Graciano, presidente da câmara. Tradicionalmente um setor conservador, já existia uma tendência de negócios online no comércio internacional de pedras que agora se faz urgente. “Nosso grande desafio é juntar todos os elos da cadeia nesse novo espaço, criando assim uma nova cultura da venda de pedras online” completa Manuela Soares, da empresa mineira Art’Ouro que também encabeça o projeto.
Ao todo, 22 associados irão expor seus produtos na nova plataforma de vendas.
Sobre a Brasil Gemas
A Brasil Gemas surgiu com o propósito de aproximar os elos da cadeia produtiva do setor de gemas, joias, bijuterias e folheados e fomentar negócios entre eles, de forma simples e ágil. É uma iniciativa do SINDIJOIAS AJOMIG – Câmara de Gemas e conta com a parceria da FIEMG, IBGM e entidades de classe co-irmãs.
Fundada em 1964, a Ajomig é uma sociedade civil, de fim não econômico, filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), para representar e atender as demandas do setor do comércio de gemas, joias, bijuterias e folheados.
O Sindijoias MG, por sua vez, foi constituído 25 anos depois, em 1989, para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das indústrias das categorias que representa; filiado à FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
A Câmara de Gemas, criada em outubro de 2015 no âmbito do SINDIJOIAS AJOMIG, se constitui num fórum especial que visa consolidar esforços conjuntos em busca de resultados para questões específicas dos segmentos de extração, lapidação e comércio de gemas e artefatos minerais nas várias ações desenvolvidas, contribuindo para o fortalecimento da representatividade empresarial.
Serviço
http://sindijoiasajomig.com.br
https://www.instagram.com/sindijoiasajomig
Quem nunca escutou “em BH não tem nada para fazer”? A frase que pipoca na boca de muitos na cidade não poderia ser menos verdade. Belo Horizonte tem arte, gastronomia, música, design e moda espalhada por várias esquinas da cidade.
“O BH Oculta foi pensado para mostrar o melhor que temos, mas que muita gente ainda não conhece” explica Tiago Patrício, fundador da Tripness Curadoria de Viagens.
No dia 28 de janeiro, às 20h, no canal da Tripness Oficial no Youtube, Tiago vai apresentar o Lado B da cidade ao lado de vários artistas. Estão juntos a ele Lorena Chaves (música), Karinna Guimarães (arte), Saul Vilela (arte), Fabi Senra e Bruno Lobo, o Casal Amora (moda), João Caixeta (design/MuC), Lorena Martins (gastronomia/Circuito Sapucaí), Cristovão Laruça (gastronomia/Capitão Leitão), Elmo Barra (gastronomia/Dorsé), Luana Gonçalves (moda/Co.Crie) e Cássia Lopes (design/ Origem Atelier). Todos eles participam de uma série de minidocs, que serão exibidos na live do dia 28/01, mostrando o lado b da cidade que merece ser conhecido por turistas e locais.
Lorena Martins, por exemplo, vai levar o espectador a lugares especiais para ela, como o bairro Santa Tereza e a Rua Sapucaí. Esta parceria extrapolou o mundo virtual e se transformou no roteiro de uma experiência Tripness, que já está a venda no e-commerce www.tripness.com.br , para acontecer assim que a pandemia deixar.
O BH Oculta celebra Beagá, uma cidade cosmopolita e que consegue preservar suas raízes, criando cenários e situações únicas que merecem ser divididas com o mundo. “Vamos valorizar a cultura local e vivenciar a totalidade de BH” finaliza Tiago.
Serviço
BH Oculta
Dia: 28 de janeiro
Hora: 20h
Link: Tripness Oficial - Youtube
@tripnessoficial
https://tripness.com.br
O setor de joias e bijuterias foi fortemente afetado pela pandemia e fecha 2020 com saldo negativo. Felizmente, a tendência é que este cenário melhore no próximo ano, é o que diz o presidente do Sindijoias Ajomig, Manoel Bernardes.
A crise econômica, a alta do ouro e do dólar e o prolongado fechamento das lojas foram um baque e tanto no setor. A consequência foi que os insumos ficaram mais caros, e o aumento no preço do produto final também foi um baque para o consumidor. Para a turma da joalheria, soma-se a isso, a desconfiança que ainda existe no consumidor brasileiro com a compra online para artigos de luxo.
“A alta no preço do ouro associada à desvalorização acelerada do real frente ao dólar interferiu no custo das matérias-primas, o que gerou um aumento no valor final dos produtos, impactando de forma negativa a venda. A retomada vem acontecendo, mas as incertezas fazem com que os consumidores priorizem os bens duráveis e de primeira necessidade. Nosso setor é o primeiro a sentir os impactos de uma crise e o último a se recuperar”, explica Manoel Bernardes.
Durante todo o ano, o Sindijoias Ajomig, junto a parceiros como Fiemg e Sebrae MG, investiu em ações para auxiliar os empresários. Foram cursos e workshops voltados para a captação financeira, além de eventos como a TrendBijoux, primeira feira virtual promovida pela entidade e ACasa Trend, loja colaborativa instalada no BH Shopping.
O anuncio da vacina contra Covid-19, a projeção da retomada da economia mundial são noticias que animam o setor. Assim como a expectativa para uma queda no preço do ouro. “Esta é a tendência, mas nada terá resultados se não houver uma reestruturação na gestão das empresas somados a digitalização e abertura de novos canais de venda” pontua Bernardes.
http://sindijoiasajomig.com.br